Detran-MG suspende emissão de documentos para veículos novos e alteração de dados

Motoristas de Minas Gerais devem ficar atentos as alterações nos serviços de trânsito. Nessa semana, a Polícia Civil local (PCMG) informou que o Departamento de Trânsito do estado (Detran-MG) adiou o prazo de suspensão da emissão de documentos na compra de um veículo. O procedimento é obrigatório e deverá ser digitalizado.

Detran-MG suspende emissão de documentos para veículos novos e alteração de dados (Imagem: Reprodução/Google)
Detran-MG suspende emissão de documentos para veículos novos e alteração de dados (Imagem: Reprodução/Google)

Quando um motorista compra um carro novo ele precisa regularizar a documentação que comprove sua propriedade. Intitulado de Certificado de Registro de Veículo (CRV-e) o registro vinha sendo feito de forma impressa.

Já para quem adquiri um veículo usado, o papel obrigatório é o de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e).  Inicialmente este também vinha sendo elaborado em papel moeda, mas agora irá migrar para o digital.

Novos prazos de emissão digital

Diante da transição do analógico para o virtual, o Detran de Minas Gerais optou por aumentar o prazo de suspensão da obrigatoriedade desses documentos. Inicialmente os motoristas teriam até essa terça-feira (05) para circular sem a correção. Porém o prazo foi prolongado até esta sexta-feira (08).

A justificativa utilizada pelo órgão foi de que a adaptação para o modelo eletrônico ainda vem sendo finalizada. A ideia é que o processo de compra e venda dos automóveis passe a ser mais simples e não obrigue os cidadãos a irem até as agências de trânsito para cumprir burocracias.

“Durante o período de suspensão dos serviços, o sistema de informática do Detran-MG passará por adequações para gerenciamento das informações da frota de veículos do estado, impossibilitando, temporariamente, a conclusão dos processos e emissão do novo CRV-e. As vistorias continuam ocorrendo normalmente para aqueles proprietários de veículos que realizaram agendamento prévio”, informou a assessoria do Detran MG.

Isso significa dizer que a população terá até essa sexta para transitar sem tais registros. No entanto, com a finalização da digitalização por parte do Detran a emissão será obrigatória e deverá ser feita por meio do app da Carteira de Habilitação Digital (CNH Digital).

O adiamento do prazo, segundo os informes concedidos pela PCMG, será válido não só na capital Belo Horizonte (BH), como também nos municípios do interior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.