ESTAS dicas vão te ajudar a fazer investimentos a partir de 2021

Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas costumam fazer diversos compromissos para colocar em prática ao longo dos meses. Um dos planejamentos que pode ser realizado em 2021 é a de começar a investir. Para te ajudar a fazer investimentos, confira algumas dicas.

Estas dicas vão te ajudar a fazer investimentos a partir de 2021
Estas dicas vão te ajudar a fazer investimentos a partir de 2021 (Imagem: Olya Kobruseva/Pexels)
publicidade

Para quem ainda não tem muito conhecimento sobre como funciona a área de investimentos, é comum ter algum receio ao longo desse processo inicial. Diante de tantas possibilidades de aplicações, é importante considerar alguns fatores para escolher a melhor opção disponível.

Elimine as dívidas

Além do foco sobre os investimentos a serem feitos, é importante lidar com as possíveis dívidas. Caso tenha alguma pendência, vale lidar primeiramente com esse problema antes de realizar alguma aplicação.

Para isso, busque negociar as dívidas com os credores. Quanto antes resolver esse problemas, menores serão as consequências negativas. Dessa forma, ficará mais fácil de construir o patrimônio financeiro sem correr o risco de perder os lucros dos investimentos.

Entenda seu perfil de investimento e objetivos

Na área de investimentos, há diversas possibilidades de aplicações. Como cada tipo tem riscos variados, decida por alguma que se enquadre no seu perfil de investidor — conservador, moderado ou agressivo.

Outros fatores também devem ser considerados, como o rendimento esperado, o prazo de aplicação e o aporte mínimo. Para que os passos seguintes possam ser dados, é importante realizar um planejamento financeiro.

Essa organização possibilitará ter noção do orçamento disponível para ser aplicado. As entradas e saídas de dinheiro poderão ser anotadas em planilhas e aplicativos de celular, por exemplo.

Realize investimentos de forma progressiva

Inicialmente, é valido se inserir aos poucos nos investimentos. Uma alternativa para aumentar os conhecimentos é por meio da renda fixa. Esse tipo de aplicação possibilita que as condições da transação sejam estabelecidas desde o início.

Sendo assim, será possível ganhar experiência progressivamente. Futuramente, ficará mais fácil de adotar a renda variável como forma de obter ganho. Um dos grandes perigos de um investidor é de ultrapassar o limite de segurança durante as aplicações. Ao seguir esse caminho, as chances de risco diminuem.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.