Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer

Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Nessa segunda-feira (25), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) abriu o processo de seleção da 2º fase de pré-matrículas. Os interessados deverão realizar o cadastro pela internet, até esta terça-feira (26), seguindo as recomendações abaixo.

Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer (Imagem: Google)
Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer (Imagem: Google)

Para quem vai estudar na rede de ensino pública do Rio de Janeiro, há prazos em vigor. Encerra-se hoje as inscrições da segunda fase de pré-matrículas.

Para poder cursar o ano letivo, os alunos devem se conectar no site Matrícula Fácil www.matriculafacil.rj.gov.br.

No entanto, segundo a Seeduc, nesse momento só serão aceitos os registros de quem confirmou o interesse da matrícula na primeira fase, realizada no fim de dezembro de 2020.

Para quem estiver fora desse grupo, o órgão irá ceder uma nova chance de candidatura a partir desta quarta-feira (27), às 8h, pelo mesmo portal.

Sobre a matrícula escolar no RJ

Na segunda fase, os alunos deverão selecionar a escola em que desejam estudar. Há apenas uma opção disponível por candidato. Sua inclusão leva em consideração a ordem de inscrição e disponibilidade de vagas para o centro de ensino.

Com a pré-matrícula concluída, o aluno ou seu responsável deverá ir até a escola selecionada e apresentar a documentação abaixo em até dois dias úteis depois da validação.

Documentação solicitada

Na primeira fase de pré-matrículas o estado contabilizou um total de 152.133 alunos com o interesse de se vincular as instituições de ensino públicas.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile