Abra sua empresa de forma virtual em UM dia usando sistema pioneiro no governo

Foi lançado pelo Ministério da Economia, um projeto batizado de “balcão único”, que tem a finalidade de viabilizar a abertura de novas empresas em apenas um dia e através da internet. Em média, uma empresa demora cerca de 17 dias para ser aberta no país atualmente.

Abra sua empresa de forma virtual em UM dia usando sistema pioneiro no governo
Abra sua empresa de forma virtual em UM dia usando sistema pioneiro no governo (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o novo sistema, que já está implementado na cidade de São Paulo, faz a coleta de todos os dados essenciais para o funcionamento da empresa através do preenchimento de um formulário eletrônico único, que é disponibilizado pela internet.

“Todos os passos necessários para o registro e funcionamento do negócio poderão ser realizados em um único procedimento, de forma on-line, com respostas automáticas, e sem custo. É, sem dúvida, uma revolução na abertura de empresas no Brasil”, disse André Santa Cruz, o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.

Antes da chegada do balcão único, os empreendedores de São Paulo precisavam acessar quatro portais diferentes. Eram dois portais do governo federal, um do estado e um do município para registrar e iniciar as operações da empresa. Além disso, eram exigidos ainda outros sete procedimentos.

Agora com o novo sistema, todos os passos podem ser resolvido em apenas um portal da internet:

  • recebimento das respostas necessárias da Prefeitura
  • registro da empresa
  • obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais
  • desbloqueio do cadastro de contribuintes
  • recebimento das licenças, quando necessárias
  • cadastro dos empregados que serão contratados

O Ministério da Economia já planeja expandir o balcão único para o Rio de Janeiro (RJ) e também para todo o país futuramente. Ainda não existe uma data cravada para isto.

O balcão único vai permitir que o Brasil suba posições no ranking Doing Business, do Banco Mundial, que trata da facilidade de fazer negócios, afirma o Ministério da Economia.

Atualmente, o Brasil está na 138ª posição no quesito “abertura de empresas”, entre os 190 países pesquisados.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.