Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer

Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Nessa segunda-feira (25), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) abriu o processo de seleção da 2º fase de pré-matrículas. Os interessados deverão realizar o cadastro pela internet, até esta terça-feira (26), seguindo as recomendações abaixo.

Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer (Imagem: Google)
Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer (Imagem: Google)

Para quem vai estudar na rede de ensino pública do Rio de Janeiro, há prazos em vigor. Encerra-se hoje as inscrições da segunda fase de pré-matrículas.

Para poder cursar o ano letivo, os alunos devem se conectar no site Matrícula Fácil www.matriculafacil.rj.gov.br.

No entanto, segundo a Seeduc, nesse momento só serão aceitos os registros de quem confirmou o interesse da matrícula na primeira fase, realizada no fim de dezembro de 2020.

Para quem estiver fora desse grupo, o órgão irá ceder uma nova chance de candidatura a partir desta quarta-feira (27), às 8h, pelo mesmo portal.

Sobre a matrícula escolar no RJ

Na segunda fase, os alunos deverão selecionar a escola em que desejam estudar. Há apenas uma opção disponível por candidato. Sua inclusão leva em consideração a ordem de inscrição e disponibilidade de vagas para o centro de ensino.

Com a pré-matrícula concluída, o aluno ou seu responsável deverá ir até a escola selecionada e apresentar a documentação abaixo em até dois dias úteis depois da validação.

Documentação solicitada

  • Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua;
  • CPF, se possuir – original (será devolvido no ato);
  • Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
  • Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  • Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula;
  • Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

Na primeira fase de pré-matrículas o estado contabilizou um total de 152.133 alunos com o interesse de se vincular as instituições de ensino públicas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA