Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer

Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Nessa segunda-feira (25), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) abriu o processo de seleção da 2º fase de pré-matrículas. Os interessados deverão realizar o cadastro pela internet, até esta terça-feira (26), seguindo as recomendações abaixo.

Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer (Imagem: Google)
Pré matrícula escolar do Rio de Janeiro começa segunda fase; veja como fazer (Imagem: Google)

Para quem vai estudar na rede de ensino pública do Rio de Janeiro, há prazos em vigor. Encerra-se hoje as inscrições da segunda fase de pré-matrículas.

Para poder cursar o ano letivo, os alunos devem se conectar no site Matrícula Fácil www.matriculafacil.rj.gov.br.

No entanto, segundo a Seeduc, nesse momento só serão aceitos os registros de quem confirmou o interesse da matrícula na primeira fase, realizada no fim de dezembro de 2020.

Para quem estiver fora desse grupo, o órgão irá ceder uma nova chance de candidatura a partir desta quarta-feira (27), às 8h, pelo mesmo portal.

Sobre a matrícula escolar no RJ

Na segunda fase, os alunos deverão selecionar a escola em que desejam estudar. Há apenas uma opção disponível por candidato. Sua inclusão leva em consideração a ordem de inscrição e disponibilidade de vagas para o centro de ensino.

Com a pré-matrícula concluída, o aluno ou seu responsável deverá ir até a escola selecionada e apresentar a documentação abaixo em até dois dias úteis depois da validação.

Documentação solicitada

  • Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua;
  • CPF, se possuir – original (será devolvido no ato);
  • Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
  • Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  • Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula;
  • Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

Na primeira fase de pré-matrículas o estado contabilizou um total de 152.133 alunos com o interesse de se vincular as instituições de ensino públicas.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.