O que é preciso para fazer inscrição no FIES 2021?

As inscrições do FIES 2021 abriram nesta terça-feira (26) e vão até o dia 29 de janeiro, o resultado será divulgado no dia 02 de fevereiro. Com isso, os estudantes que desejam ingressar no curso superior por meio de financiamento estudantil em universidades particulares, devem ficar atentos à data.

O que é preciso para fazer inscrição no FIES 2021?
O que é preciso para fazer inscrição no FIES 2021? (Imagem: Reprodução/Google)

O FIES 2021 é o Fundo de Financiamento Estudantil, programa criado pelo Governo Federal, com o intuito de oferecer a oportunidade de estudar em universidades particulares, a partir do financiamento sem juros ou com juros especiais.

O pagamento das parcelas é após o fim dos estudos e após o ingresso no mercado de trabalho. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) irá disponibilizar 93 mil vagas. O programa possui duas modalidades: o FIES e o P-Fies.

O FIES possui juros zero para famílias com renda mensal familiar de um a três salários mínimos, para isso, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das provas objetivas e 400 pontos na redação.

Nessa modalidade também é possível recorrer ao financiamento estudantil para transferência de faculdade. Porém, para isso, é necessário que o estudante tenha obtido a nota de corte do curso que pretende estudar.

O P-Fies, diferente da outra modalidade, possui juros, porém são baixos e com condições especiais. O Novo FIES, como é conhecido, é destinado para candidatos que possuem uma renda familiar de até cinco salários mínimos.

Porém, devido ao cenário de calamidade pública gerada pela pandemia de Covid-19, o edital deste ano não definiu um limite de renda para essa modalidade do programa e nem a obrigatoriedade de apresentar a nota do Enem de nenhuma edição.

Inscrições do FIES 2021

  • Acesse o portal do FIES;
  • Clique em “Minha inscrição”;
  • Você será direcionado para o site FIES Seleção;
  • Clique em “Entrar com gov.br” e informe seu CPF e sua senha (caso não possua crie sua conta);
  • Informar todos os dados pedidos;
  • Clique em “Gravar e Avançar”;
  • Preencha o questionário;
  • Selecione as opções de declaração e autorização e clique em “gravar”;
  • Preencha as informações de grupo familiar;
  • Preencha as informações do grupo de preferência (escolha qual curso, faculdade, estado e a cidade – você pode preencher até três grupos de preferência);
  • Informe se você já está realizando o curso ou não (sem sim, informe o número de semestres concluídos);
  • Clique em “gravar”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.