MEC publica regras e calendário para adesão das instituições ao SiSU 2021

As inscrições dos estudantes para a seleção do SiSU 2021 deve começar em abril. Mas as instituições que desejarem aderir ao sistema, terão uma semana em fevereiro para se inscrever na oferta de vagas.

MEC publica regras e calendário para adesão das instituições ao SiSU 2021
MEC publica regras e calendário para adesão das instituições ao SiSU 2021 (Imagem/Reprodução: Google)

O Diário Oficial da última sexta-feira, 22, trouxe a publicação do edital com a importante informação sobre o prazo de adesão por parte das instituições de ensino ao SiSU 2021.

Adesão das Universidades ao SiSU 2021

As instituições públicas de ensino terão de 8 a 12 de fevereiro para aderir ao Sistema de Seleção Unificada de 2021.

Entre 17 de 23 de fevereiro deve ser o período de retificação das informações prestadas por elas.

Além disso, é de responsabilidade da instituição de ensino a descrição e divulgação das condições especificas para concorrência às bolsas.

Todo o processo de adesão é feito de forma virtual por meio do site SiSU GestãoEnquanto que no Prouni e no Fies, o estudante ingressa em instituições particulares.

No Sistema de Seleção Unificada as instituições participantes são públicas, sejam elas universidades ou institutos federais.

A quantidade de vagas, os cursos e as condições específicas para concorrer a elas é de inteira responsabilidade da própria instituição de ensino a definição.

O sistema apenas cuida da divulgação das vagas disponíveis, inscrição e seleção.

SiSU 2021

Entre os programas federais de ingresso ao ensino superior, o SiSU 2021 é o único que terá já na sua primeira seleção o uso da nota do ENEM 2020.

Após a realização desse primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, novos processos seletivos do Fies e Prouni devem ser abertos.

Nesse caso, com uso da nota do ENEM 2020O edital completo do processo seletivo, com datas, regras gerais e demais informações, só deve ser publicado após a divulgação do resultado do ENEM 2020.

Como afirmou o Ministério da Educação por meio de nota oficial:

Já o edital para o processo seletivo do Sisu, também referente ao 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas”.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.