ENEM 2020: Balanço completo da 2ª fase do exame aplicada no domingo (24)

O último domingo (24) foi um dia muito importante para os estudantes brasileiros. Pois, foi o segundo e último dia de aplicação do ENEM 2020. Confira agora como foi esse dia de provas do exame que já havia apresentado alta abstenção na primeira fase.

ENEM 2020: Balanço completo da 2ª fase do exame aplicada no domingo (24) (Imagem/Reprodução: Google)
ENEM 2020: Balanço completo da 2ª fase do exame aplicada no domingo (24) (Imagem/Reprodução: Google)

Horas após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) fizeram uma coletiva de imprensa para comentar sobre a realização das provas.

Segurança no ENEM 2020

O Delegado Cléo Matusiak, coordenador-geral da polícia fazendária, instituição responsável pela segurança durante o exame, iniciou o balanço falando da garantia à honestidade da prova que foi feita pela corporação.

A segurança do Exame é feita em forma de parceria entre a polícia federal a as policias estaduais segurança municipal.

De modo geral, o que foi dito é que a segurança na prova foi garantida. E que, quanto a isso, os estudantes podem permanecer tranquilos, pois incidentes graves não foram registrados.

Balanço do INEP sobre o ENEM 2020

Quanto a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o presidente do INEP, Alexandre Lopes iniciou sua fala afirmando que não foram registrados incidentes e que a aplicação das provas ocorreu de forma tranquila.

Mais uma vez, o ENEM 2020 apontou uma abstenção recorde. Só no segundo domingo, 55.3% dos estudantes não compareceram aos locais de prova.

E 1.274 estudantes foram eliminados. Lembrando que esse número de refere à eliminação por diversos motivos (uso de impressos, elétricos que tocaram, entre outros) .

Reaplicação do ENEM 2020

Durante a coletiva, Lopes reafirmou que os estudantes que tiveram problemas quanto a aplicação do exame deverão solicitar a reaplicação.

Podem solicitar, além dos estudantes diagnosticados com COVID-19, e os que foram barrados no primeiro dia de provas.

Aqueles que, por causa de desastres naturais; falta de energia elétrica; falha no leitor de tela, para quem pediu este recurso ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, se sentiram prejudicados.

A solicitação deve ser feita no site do INEP entre 25 e 29 de janeiro. Os estudantes do Amazonas e das cidades de Espigão do Oeste e Rolim de Moura em Rondônia, não precisarão fazer a solicitação, pois a aplicação das provas já é garantida.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.