O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu um ofício da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). Nele, é solicitada a inclusão de peritos médicos federais no primeiro grupo prioritário do Plano Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus.
A associação afirma que o pedido tem a intenção de garantir a imunização dos servidores que estejam em regime de trabalho presencial, pessoas idosas e portadores de comorbidades que estejam atendendo os segurados do INSS, após a reabertura das agências.
A ANMP espera que o pedido seja analisado em breve pelo Ministério da Saúde e que os “Peritos Médicos Federais sejam imunizados o quanto antes para continuarem exercendo suas atribuições essenciais”, afirmou.
O ofício destaca ainda que desde o mês de setembro, os servidores estão sendo submetidos diariamente ao contato com milhares de cidadãos enfermos e idosos, que é o perfil de boa parte do público-alvo do INSS.
Sendo assim, essas pessoas se expõem permanentemente ao risco de infecção pela doença.
Segundo a entidade, os funcionários acabam expondo outros segurados da Previdência Social à idêntica ameaça epidemiológica.
“Vale destacar que, há alguns meses, inclusive, o número de casos de solicitação de auxílio-doença por força de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) tem aumentado vertiginosamente, o que certamente tem contribuído para que as agências se consolida como pontos focais de disseminação da nova doença”, reiterou.
Como agendar o atendimento no INSS?
Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos:
- Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
- Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada.
Como agendar pelo telefone?
O segurado pode ligar no número 135, de segunda à sábado das 7 horas às 22 horas. A ligação é gratuita.
No ano de 2020, com a intenção de evitar a contaminação pelo novo coronavírus no INSS, o governo definiu que seria realizada a antecipação do auxílio, no valor de R$1.045.