Associação solicita inclusão dos médicos peritos na 1ª fase de vacinação do COVID-19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu um ofício da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). Nele, é solicitada a inclusão de peritos médicos federais no primeiro grupo prioritário do Plano Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus.

Associação solicita inclusão dos médicos peritos na 1ª fase de vacinação do COVID-19
Associação solicita inclusão dos médicos peritos na 1ª fase de vacinação do COVID-19 (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

A associação afirma que o pedido tem a intenção de garantir a imunização dos servidores que estejam em regime de trabalho presencial, pessoas idosas e portadores de comorbidades que estejam atendendo os segurados do INSS, após a reabertura das agências.

A ANMP espera que o pedido seja analisado em breve pelo Ministério da Saúde e que os “Peritos Médicos Federais sejam imunizados o quanto antes para continuarem exercendo suas atribuições essenciais”, afirmou.

O ofício destaca ainda que desde o mês de setembro, os servidores estão sendo submetidos diariamente ao contato com milhares de cidadãos enfermos e idosos, que é o perfil de boa parte do público-alvo do INSS.

Sendo assim, essas pessoas se expõem permanentemente ao risco de infecção pela doença.

Segundo a entidade, os funcionários acabam expondo outros segurados da Previdência Social à idêntica ameaça epidemiológica.

“Vale destacar que, há alguns meses, inclusive, o número de casos de solicitação de auxílio-doença por força de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) tem aumentado vertiginosamente, o que certamente tem contribuído para que as agências se consolida como pontos focais de disseminação da nova doença”, reiterou.

Como agendar o atendimento no INSS?

Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos:

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  •  Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  •  Clique em “Agendar Novo”;
  •  Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  •  Compareça na data marcada.

Como agendar pelo telefone?

O segurado pode ligar no número 135, de segunda à sábado das 7 horas às 22 horas. A ligação é gratuita.

No ano de 2020, com a intenção de evitar a contaminação pelo novo coronavírus no INSS, o governo definiu que seria realizada a antecipação do auxílio, no valor de R$1.045.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!