Bares e restaurantes na fase vermelha de SP ameaçam ALTA no desemprego

Economia paulistana deverá vivenciar nova leva de demissões. Para os profissionais de bares e restaurante, em São Paulo, 2021 não começa de forma positiva. Com uma nova onda vermelha do novo coronavírus, o segmento deverá ficar de portas fechadas o que significa cortes orçamentários e consequentemente desligamento de funcionários.

Bares e restaurantes na fase vermelha de SP ameaçam ALTA no desemprego (Imagem: Reprodução/Google)
Bares e restaurantes na fase vermelha de SP ameaçam ALTA no desemprego (Imagem: Reprodução/Google)

Mesmo com o anúncio da vacina do Instituto Butantã, o estado de São Paulo permanece enfrentando fortes problemas devido a permanência do novo coronavírus.

Enquanto a vacina vem sendo aplicada nos grupos prioritários, funcionários de bares e restaurantes temem uma nova leva de demissões.

Fase vermelha é retomada em São Paulo

O principal motivo que justifique o crescimento do desemprego para este setor é a retomada da fase vermelha. Devido as festas de fim de ano, houve um crescimento considerável no número de infectados pelo covid-19, resultando no fechamento ou redução de horários em uma série de serviços.

Até esse momento, os relatórios administrativos do estado mostram que o faturamento dos bares e restaurantes caíram em 39% se comparado com o mês de dezembro.

A maioria dos estabelecimentos deverão operar apenas por meio de plataformas de entrega, como o Ifood.

— Vai ser um primeiro trimestre muito difícil, sem auxílio emergencial e sem vacina —  diz Sylvio Lazzarini, CEO do Varanda Grill e vice-presidente do Sindresbar (Sindicato dos Restaurantes e Bares de São Paulo). — A economia só vai retomar quando houver um nível de confiança e isso só vai acontecer com vacinação de toda a população na faixa de risco — completa.

Restaurantes com horário reduzido

De acordo com o último boletim do governo, os serviços considerados não essenciais deverão fechar as portas às 20h todos os dias. Já nos finais de semana, não será possível operar, sendo o estabelecimento obrigado a paralisar os atendimentos, o que gera uma perda em 50% do movimento.

A expectativa para uma retomada gradativa depende do andamento da campanha de vacinação.

Como mencionado acima, nesse momento apenas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia e idosos em lares especiais estão sendo medicados.

Analistas defendem que a vacinação de cerca de 50% da população só estado só deverá ser feita após o mês de julho. Ou seja, há ainda um longo caminho pela frente no que diz respeito ao cenário econômico na pandemia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.