Calendário de vacinação da Covid-19 em Pernambuco: Quando VOCÊ vai ser vacinado?

Após uma longa espera, as vacinas contra a Covid-19 chegaram no Pernambuco e a vacinação começou na última segunda, 18. A primeira pernambucana a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro, de 52 anos. Saiba mais.

Calendário de vacinação da Covid-19 em Pernambuco: Quando VOCÊ vai ser vacinado? (Imagem Google)

Perpétua estava visivelmente emocionada no momento de receber a vacina.

“Estou um pouco emocionada, porque é um momento histórico para mim e para todos. Quero dizer e agradecer a Deus por estar nessa oportunidade. Estamos vitoriosos diante dessa situação”, disse.

A vacina foi aplicada por volta das 22h durante a cerimônia que contou com a presença do governador Paulo Câmara e do secretário estadual de Saúde, André Longo, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), uma referência no combate ao coronavírus no Estado e local de trabalho da enfermeira Perpétua.

A cerimônia foi realizada cerca de duas horas e meia após as primeiras doses da CoronaVac chegarem ao estado de Pernambuco. André aproveitou o início da cerimônia para destacar a importância do momento.

“Este é um dia histórico para Pernambuco com a chegada para a imunização contra a Covid-19. Deverá ser um divisor de água para o combate ao coronavírus em nosso Estado. É um marco histórico termos uma vacina em menos de um ano de enfrentamento de uma pandemia. Isso reforça o papel da ciência e da tecnologia contra aqueles que defendem o negacionismo e o terraplanismo”.

Para aqueles que acreditam que a proximidade da vacina faz com que os cuidados contra a Covid possam diminuir, o governador Paulo Câmara reforçou que eles devem continuar mesmo após a imunização.

Plano de vacinação ainda será definido

O governador disse que ainda faltam definições para o Plano Nacional de Imunização e também para os próximos lotes de vacina que serão remetidos para o Estado. “Temos inicio com essas 270 mil doses, a gente precisa da definição das próximas datas para se programar melhor”, cobrou Câmara.

Chegada das vacinas ao Pernambuco

O lote com as primeiras 270 mil doses da CoronaVac, chegaram ao Pernambuco na última segunda, 18, às 19h29 no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.