Prefeitura libera consulta ao IPTU 2021 SP; aprenda como fazer no passo a passo

Os moradores da cidade de São Paulo já podem consultar pela internet os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. Será possível pagar o imposto à vista ou parcelado. Confira como ter acesso às informações referentes ao IPTU 2021 SP.

Prefeitura libera consulta ao IPTU 2021 SP; aprenda como fazer no passo a passo
Prefeitura libera consulta ao IPTU 2021 SP; aprenda como fazer no passo a passo (Imagem: Pexels)

O contribuinte que realizar o pagamento do IPTU à vista terá desconto de 3%. O vencimento da cota única ou da primeira parcela acontece em fevereiro. No caso de quem optou para o envio para administradoras, o prazo final será no dia 20 de março.

Além da possibilidade de acessar os valores do imposto pela internet, a Secretaria Municipal da Fazenda já iniciou o envio das notificações. Dependendo da data de vencimento, as notificações continuarão a ser enviadas até dia 11 de fevereiro.

Da mesma forma que nos anos anteriores, não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU 2021 para os moradores que não realizarem o pagamento à vista.

Inicialmente, os contribuintes receberão a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. No caso da escolha de pagamento parcelado, haverá o recebimento posterior de um único formulário, com todos os boletos das parcelas seguintes.

Formas de pagamento do IPTU 2021 SP

As formas de quitar o IPTU 2021 seguem as mesmas. Será possível pagar os valores nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados.

Pelos canais online, não há necessidade do documento impresso. Basta informar o número de cadastro do imóvel — presente nas notificações do IPTU. Outra forma é por meio dos guichês de caixa e nas lotéricas. Nesses casos, será preciso ter o documento impresso.

Além disso, o pagamento pode ser feito por débito automático — para os moradores que realizaram a opção nos anos anteriores, seguirá valendo para este ano.

No caso de quem optou por esta modalidade, será necessário o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá escolher essa opção até a data de vencimento dessa parcela, sendo que a opção de débito automático passará a valer a partir da 2ª parcela.

Como consultar os valores do IPTU 2021

Para conferir os valores a serem pagos, basta acessar o site da Prefeitura de São Paulo. A opção está presente na parte de Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.