SELIC mantém rendimento de 2% ao ano; veja quais opções para investir

Investir é sempre uma boa decisão, seja para comprar algo a longo ou curto prazo. Com a taxa SELIC com rendimento de 2% ao ano, muitos investidores estão buscando alternativas para fazer o dinheiro render ainda mais. Veja algumas dicas neste post.

SELIC mantém rendimento de 2% ao ano; veja quais opções para investir
SELIC mantém rendimento de 2% ao ano; veja quais opções para investir (Imagem: Reprodução/Google)

A taxa básica de juros da economia manteve o rendimento mínimo de 2%, por isso, atualmente há poucas para os investidores que só aplicam o seu dinheiro em aplicações de risco baixo, como a poupança ou o Tesouro.

Mesmo assim, ainda há boas opções para quem gosta de fazer aplicações em renda fixa ou variável, sem a necessidade de optar por investimentos arriscados. Especialistas dão dica de rendimentos mais vantajosos que a poupança e os títulos do Tesouro Selic.

A primeira sugestão é colocar dinheiro em ações por meio de fundos de investimentos. Esse tipo de aplicações possui profissionais capacitados para ajudar os investidores a tomar as melhores decisões, porém, por causa desse serviço o custo se refle te nas taxas.

Além disso, outra desvantagem são os impostos cobrados sobre os rendimentos. Porém, há produtos financeiros que possuem isenção no Imposto de Renda. Dessa maneira, cabe ao investidor procurar um investimento que seja rentável.

A dica dos especialistas em economia é diversificar os investimentos, ou seja, nada de colocar todo o dinheiro em um único local. Por isso, o conselho é conhecer todas as opções antes de decidir onde aplicar.

Fundo de ações

Neste tipo de investimento há a compra de cotas através de um gestor profissional que busca as melhores opções. Dessa maneira, há diversos cotistas que dividem os lucros obtidos, com o intuito de superar o rendimento de um índice de ações, por exemplo, o Ibovespa.

Fundo multimercado

Aqui há a possibilidade de investir em diversos segmentos do mercado, sendo uma forma de diversificar o dinheiro de uma única vez. Neste caso, o gestor investe no mercado que acredita que irá render mais, com o intuito de ter lucro acima do índice.

Título do Tesouro SELIC, Prefixado ou IPCA +

Os títulos de renda fixa são emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar o Brasil. Dessa maneira, os títulos são negociados diariamente no Tesouro Direto. Sendo assim quem quiser resgatar o valor é só vender o título na plataforma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.