Como investir no Tesouro Direto? AUMENTE sua renda gastando pouco

Se você está em busca de alguma forma de investimento, o Tesouro Direto pode ser uma das opções a se considerar. Essa forma de aplicação é uma das mais seguras e permite o investimento de valores menores, de forma a democratizar o acesso aos títulos públicos. Descubra como investir neste programa.

Como investir no Tesouro Direto? aumente sua renda gastando pouco
Como investir no Tesouro Direto? aumente sua renda gastando pouco (Imagem: Lukas/Pexels)

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional que proporciona a venda de títulos públicos federais para as pessoas físicas. Este serviço possui grande abrangência, já que possibilita aplicações de valores menores, a partir de R$ 30.

Para tornar mais fácil o processo, o investidor poderá gerir o programa de forma totalmente online. Sendo assim, não há necessidade de sair de casa para investir. O processo de aplicações, resgates e acompanhamento dos investimentos podem ser feitos de forma digital.

O Tesouro Direto possui mais de R$ 60 bilhões em investimentos. No total, há mais de 4 milhões de investidores cadastrados — com mais de 1 milhão de investidores ativos.

A pessoa poderá escolher títulos com rentabilidades, prazos de vencimento e fluxos de remuneração diferentes. A escolha pode ser feita conforme os objetivos e as necessidades. Esses investimentos no Tesouro direto possuem liquidez diária.

Tipos de Tesouro

Os títulos prefixados possuem a taxa de juros fixa. Sendo assim, o investidor já saberá o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título. Os títulos Tesouro Selic são pós-fixados, com a rentabilidade atrelada à Taxa Selic — taxa básica de juros da economia brasileira.

Além destes, a pessoa pode aplicar pelo Tesouro IPCA. Este título possui a rentabilidade atrelada à inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, os títulos apresentam rendimento igual à variação mais uma taxa prefixada de juros.

Como investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto pode ser investido por qualquer pessoa que possui CPF e uma conta bancária, corrente ou poupança. Para isso, basta seguir alguns passos:

  1. Simule seu investimento. Para te ajudar a escolher a melhor opção, o Tesouro direto preparou um simulador;
  2. Faça o cadastro. Esse processo pode ser feito por bancos e corretoras habilitados. Por meio dessas instituições, o valor será aplicado e o dinheiro será recebido, quando acontecer o resgate dos investimentos;
  3. Transfira o dinheiro que deseja investir — da sua conta bancária para a conta da instituição escolhida para o cadastro no Tesouro Direto;
  4. Comece a investir. A aplicação pode ser feita por meio da plataforma da instituição cadastrada, pelo portal ou aplicativo oficial do Tesouro Direto. Com isso, você já será um investidor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.