Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são identificados por meio de um código que é enviado junto com o cartão de concessão dos benefícios. Esse código é importante e usado para consultar o benefício do INSS, mas se o cidadão perdeu esse número, a consulta pode ser realizada por meio do CPF.
Como realizar a consulta no INSS por meio do CPF?
Existem 3 formas de fazer essa consulta pelo CPF:
- Fazendo login no Meu INSS;
- Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135;
- Acessando o site da Previdência Social.
Meu INSS
O INSS engloba diversos serviços para os aposentados, pensionistas e para os não-segurados também.
Aqueles que desejam solicitar o benefício, precisam fazer login por meio de uma conta de acesso único do governo, mas é preciso fazer a confirmação das informações cadastrais.
- Login “Meu Benefício” logo na tela inicial, lembrando que se você estiver mais de um benefício vinculado ao seu CPF, o processo para consultar sua solicitação será o mesmo.
A solicitação pode ser feita por meio da Central Telefônica, pelo telefone 135, na ligação é preciso informar o número do CPF e confirmar suas informações cadastrais.
As ligações feitas por telefone fixo ou público, são gratuitas,já por meio de celulares o custo é equivalente a uma ligação local. O atendimento pelo telefone será de segunda a sábado das 7h às 22h.
Site do INSS
Para iniciar o atendimento é preciso clicar na guia do INSS, que fica no topo da página, assim, o menu à esquerda e escolher a opção de “Consulta de situação de benefício”. Logo, toque no botão “acompanhar pedido”, em seguida a página será direcionada para o portal.
Como se cadastrar no Meu INSS?
Caso o usuário ainda não seja cadastrado é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do portal também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.