Consulte solicitação do INSS usando número do seu CPF; aprenda no passo a passo

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são identificados por meio de um código que é enviado junto com o cartão de concessão dos benefícios. Esse código é importante e usado para consultar o benefício do INSS, mas se o cidadão perdeu esse número, a consulta pode ser realizada por meio do CPF.

Consulte solicitação do INSS usando número do seu CPF; aprenda no passo a passo
Consulte solicitação do INSS usando número do seu CPF; aprenda no passo a passo(Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Como realizar a consulta no INSS por meio do CPF?

Existem 3 formas de fazer essa consulta pelo CPF:

  • Fazendo login no Meu INSS;
  • Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135;
  • Acessando o site da Previdência Social. 

Meu INSS

O INSS engloba diversos serviços para os aposentados, pensionistas e para os não-segurados também.

Aqueles que desejam solicitar o benefício, precisam fazer login por meio de uma conta de acesso único do governo, mas é preciso fazer a confirmação das informações cadastrais.

  • Login “Meu Benefício” logo na tela inicial, lembrando que se você estiver mais de um benefício vinculado ao seu CPF,  o processo para consultar sua solicitação será o mesmo.

A solicitação pode ser feita por meio da Central Telefônica, pelo telefone 135, na ligação é preciso informar o número do CPF e confirmar suas informações cadastrais.

As ligações feitas por telefone fixo ou público, são gratuitas,já por meio de celulares o custo é equivalente a uma ligação local. O atendimento pelo telefone será de segunda a sábado das 7h às 22h.

Site do INSS

Para iniciar o atendimento é preciso clicar na guia do INSS, que fica no topo da página, assim, o menu à esquerda e escolher a opção de “Consulta de situação de benefício”. Logo, toque no botão “acompanhar pedido”, em seguida a página será direcionada para o portal. 

Como se cadastrar no Meu INSS?

Caso o usuário ainda não seja cadastrado é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

A senha inicial do portal também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento.

Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!