Os contribuintes de São Paulo já podem conferir os valores a serem pagos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. O imposto poderá ser pago em cota única ou em três parcelas. Confira como emitir boleto e pagar o IPVA 2021 em São Paulo.
O IPVA 2021 poderá ser pago em cota única, em janeiro, com 3% de desconto. Há também a possibilidade de pagar em cota única, até dia 25 de fevereiro, mas sem desconto. O prazo para quitar o valor varia de acordo com o número final da placa do veículo.
Além disso, o imposto poderá ser quitado em três vezes. As parcelas acontecem em janeiro, fevereiro e março — com o prazo conforme o número da placa. Os valores podem ser vistos no site da Secretaria de Fazenda e Planejamento de SP.
A data limite para o pagamento do IPVA em cota única com desconto é no mesmo dia da primeira parcela. Já o pagamento do imposto sem desconto tem o mesmo dia de vencimento da segunda parcela.
Como emitir boleto para pagar o IPVA 2021 em São Paulo
O boleto poderá ser consultado no site do Detran-SP, na parte de “Veículos”, em “Débitos e restrições do seu veículo”.
Para realizar o pagamento, o contribuinte poderá quitar em uma agência bancária, terminal de atendimento ou internet banking. Há, ainda, outras opções, por meio das casas lotéricas ou em sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda.
Calendário de pagamento do IPVA 2021 em São Paulo
Prazos de pagamento para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares
- Final de placa 1 — 7 de janeiro; 9 de fevereiro; 9 de março
- Final de placa 2 — 8 de janeiro; 10 de fevereiro; 10 de março
- Final de placa 3 — 11 de janeiro; 11 de fevereiro; 11 de março
- Final de placa 4 — 12 de janeiro; 12 de fevereiro; 12 de março
- Final de placa5 — 13 de janeiro; 18 de fevereiro; 15 de março
- Final de placa 6 — 14 de janeiro; 19 de fevereiro; 16 de março
- Final de placa 7 — 15 de janeiro; 22 de fevereiro; 17 de março
- Final de placa 8 — 18 de janeiro; 23 de fevereiro; 18 de março
- Final de placa 9 — 19 de janeiro; 24 de fevereiro; 19 de março
- Final de placa 0 — 20 de janeiro; 25 de fevereiro; 22 de março
No caso dos caminhões, o calendário do imposto é diferente. O vencimento da cota única com desconto segue o mesmo prazo de janeiro. A cota única sem desconto vence dia 15 de abril.
Para o pagamento parcelado, a primeira parcela acontece do dia 9 a 22 de março, de acordo com o número final da placa. A segunda parcela acontece dia 15 de junho. Por fim, a terceira parcela vence dia 15 de setembro.