CRLV Digital: Imprima o documento ou acesse no celular e computador

Pontos-chave
  • O licenciamento e CRLV não serão mais impressos pelo Detran;
  • Agora, os documentos estarão no celular;
  • Aqueles que desejam o documento físico podem imprimir no papel A4, em impressora comum.

A partir deste ano de 2021, os motoristas não vão mais receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) impresso em papel moeda. Aqueles que precisarem de um documento, independente do motivo, devem acessar o documento na versão digital.

CRLV Digital: Imprima o documento ou acesse no celular e computador
CRLV Digital: Imprima o documento ou acesse no celular e computador (Foto: Google)
publicidade

A mudança vai acontecer no país inteiro, pois com a extinção do DPVAT, a Seguradora Líder, que era a responsável por fornecer o papel moeda para que os documentos fossem impressos, parou sua parceria com o Detran.

CRLV

O Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é chamado de documento de compra e venda ou DUT-recibo, vai ser apenas digital e receberá o nome de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital).

Aqueles CRVs expedidos em papel moeda que estão em boas condições vão continuar válidos, e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade. 

CRLV Digital: Imprima o documento ou acesse no celular e computador
CRLV Digital: Imprima o documento ou acesse no celular e computador (Foto: Google)

Os veículos registrados, ou seja, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de características, vão receber um documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual no formato digital.

Estes deverão solicitar a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) quando for confirmada uma transação comercial de compra ou venda do veículo.

Impressão do CRLV em casa

O CRLV só pode ser emitido depois que o dono do veículo pagar todas as taxas, que incluem o IPVA, além da taxa de licenciamento e possíveis pendências com multas.

O documento deve ser pago à vista e pode ser feito em bancos que possuem convênio com o Detran em que o motorista reside. Após os pagamentos, o motorista pode imprimir o CRLV em casa.

Para isso é preciso:

  • Acessar o Portal de Serviços do Denatran ou a Central de Serviços do Detran do seu estado, ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que apresenta as versões digital da CNH e do CRLV.
  • Se quiser fazer o procedimento pelo Portal de Serviços do Denatran, será necessário realizar o login, utilizando os dados cadastrados no portal, CPF do condutor e a senha de acesso. 
  • Caso seja novo usuário e ainda não tenha acesso ao portal, é preciso realizar um novo cadastro.
  • Depois só buscar pela seção “Meus veículos” e  clicar no link do arquivo, gratuito, identificado como “CRLVDigital.pdf”. Fazer o download e imprimir o documento. 
  • A impressão pode ser feita em uma única página, com folha simples (tamanho A4) e tinta preta.

CRLV digital no aplicativo

Os motoristas que desejarem usar o aplicativo gratuito chamado de Carteira Digital de Trânsito, terão facilidade e não precisam imprimir o documento.

Isso, pois com o CRLV-e digitalizado na tela do celular, o motorista não vai precisar do documento em papel. 

Se o condutor viajar para outro país e apresentar o CRLV no aplicativo não será possível, então é obrigatório o porte da sua versão impressa, que pode ser realizado por meio do próprio aplicativo.

CNH Digital

A CNH Digital possui o mesmo valor do documento impresso e a sua obtenção é opcional.

Essa versão foi implantada em 2017 possui um QR Code, para poder ter a versão digital.

Como acessar a CNH digital?

  1. Primeiro é necessário fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
  2. Depois deve ser feito um cadastro e a validação do e-mail que é realizado pelo link;
  3. Após isso, é só escanear o código com a câmera do celular;
  4. Logo depois é necessário fazer “prova de vida”, que será captado pela câmera;
  5. Deve ser criada uma senha de quatro dígitos, que será usada sempre que for entrar no aplicativo.

Vale lembrar que o usuário pode acessar o documento mesmo que o celular não tenha acesso a internet.

Licenciamento

O licenciamento é obrigatório e deve ser realizado todo ano, ele atesta que o automóvel está com as normas de segurança em dia e pode circular pelas ruas.

Até agora, cerca de 2,6 milhões de pessoas já realizaram o licenciamento. Outras 193.158 fizeram o pagamento das taxas, mas não fizeram o licenciamento deste ano.

Os motoristas que ainda não emitiram o seu documento neste ano de 2021 devem:

  • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, logo após a quitação da taxa referente ao Licenciamento Anual;
  • fazer o seu cadastro;
  • Acesse a aba “Veículos” e clique em “Adicionar CRLV”;
  • Preencha o número do Renavam, o número de segurança do CRV e siga os passos seguintes para emitir o documento digital.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.