Poupatempo libera acesso ao IPVA e licenciamento 2021 de São Paulo

O Poupatempo e o Detran SP firmaram uma parceria que vai agilizar o processo de consulta do valor e da data de vencimento do IPVA 2021 e também o acesso ao licenciamento anual através do aplicativo Poupatempo Digital.

Poupatempo libera acesso ao IPVA e licenciamento 2021 de São Paulo (Imagem Google)

Esta parceria disponibilizou opções para garantir facilidade aos que querem licenciar o veículo antecipadamente, junto com o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores), gerido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento.

O IPVA 2021 pode ser pago à vista, com desconto, ou em parcelas, seguindo o calendário de vencimento.

Na última quinta, 07, os donos de veículos em São Paulo começaram os pagamentos à vista (cota única) ou parcelado (primeira parcela) do IPVA 2021.

Calendário de IPVA do Estado de São Paulo para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares 

Mês  Janeiro  Fevereiro  Março 
Parcela  1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto  2ª Parcela ou Cota Única
SEM Desconto 
3ª Parcela 
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 7/1 9/2 9/3
Final 2 8/1 10/2 10/3
Final 3 11/1 11/2 11/3
Final 4 12/1 12/2 12/3
Final 5 13/1 18/2 15/3
Final 6 14/1 19/2 16/3
Final 7 15/1 22/2 17/3
Final 8 18/1 23/2 18/3
Final 9 19/1 24/2 19/3
Final 0 20/1 25/2 22/3 

Os motoristas que não optarem por pagar o CRLV antecipadamente, podem esperar o calendário de vencimento anual, que foi organizado de acordo com o número final da placa do veículo.

Tanto no caso do pagamento antecipado quanto para os efetuados nas datas definidas, o serviço pode ser solicitado através do portal do Poupatempo ou no aplicativo.

O pagamento para qualquer final de placa pode ser efetuado a partir de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa.

Pagamento do IPVA e Licenciamento

Para pagar as taxas do IPVA e do Licenciamento, os motoristas devem informar o número do Renavam nos terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas. Em meio ao processo, será necessário pagar possíveis débitos vinculados ao veículo.

O Licenciamento do veículo ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital no portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital.

Serviços online

O Poupatempo investiu na ampliação dos serviços através dos canais digitais e atualmente são 110 opções que os usuários podem fazer pela internet através do site ou aplicativo.

Entre os serviços que já estão disponíveis pela internet estão a solicitação da segunda via e da CNH, Certidão de Prontuário, consulta de pontuação, licenciamento de veículos (CRLV), IPVA, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, atendimentos da Sabesp, CDHU e da Secretaria da Educação, entre outros.

No site e no app também é possível agendar atendimentos presenciais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.