CNH digital agora oferta descontos no pagamento das multas. Nessa semana, o Departamento Nacional de Trânsito informou que está disponibilizando um novo serviço no app da carteira de habilitação. Os motoristas poderão acompanhar as multas e fazer a prestação de conta de forma antecipada, resultando em uma isenção de 40% no valor total.
Para quem está com o nome sujo nos serviços de trânsito, há boas notícias. O app da CNH digital passará a ofertar uma redução de até 40% no valor total da multa. O acesso ao benefício é simples e leva em consideração a antecipação do carnê.
Como ter desconto pela CNH digital
Até esse momento, só pode ter acesso ao novo serviço os motoristas que usam uma conta de pessoa física. Basta estar cadastrado no aplicativo e efetuar o pagamento por meio dele para diminuir o valor da cobrança.
Ainda segundo o Denatran, a nova função da CNH digital já está disponível, sendo necessário apenas realizar uma atualização no celular. Para quitar os débitos é só abrir o menu, na aba de preferencias selecionar a função pagamento e gerar o boleto automático.
Diante da novidade o órgão esclareceu ainda que não estará mais enviando as cobranças de multa pelos Correios para quem estiver registrado no app.
“A transformação digital caminha lado a lado com a segurança e o intuito de facilitar a vida do cidadão. Temos mais nove serviços para agregar à CDT, e um deles é o Serviço de Notificação Eletrônica (SNE). Com isso, o cidadão poderá, dentro de um único aplicativo, resolver inúmeros serviços burocráticos de trânsito”, afirma Frederico Carneiro, diretor-geral o Denatran.
Aceitação do app é obrigatória
Criada em agosto de 2018, a CNH Digital passou a ser uma das principais aliadas dos motoristas. Os agentes de trânsito e demais fiscalizadores são obrigados a aceitar a versão online do documento.
Isso implica dizer que não é possível aplicar mais multas ou penalizações para quem estiver sem a versão impressa em mãos. Porém, o titular deverá apresentar a ferramenta em seu celular juntamente com um documento oficial com foto.
Apesar de não ser obrigatória, a adesão da CNH digital está cada vez mais forte no Brasil. Quando multado sem o documento, o condutor tende a pagar uma multa de R$ 88 e seu veículo fica preso até que alguém habilitado vá buscar.