Detran PE divulga NOVAS regras para emissão do licenciamento 2021 e CRV

A partir desta segunda-feira, dia 4, entram em vigor algumas mudanças para emissão do Certificado de Registro de Veículo – CRV (recibo/DUT) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

Detran PE divulga NOVAS regras para emissão do licenciamento 2021 e CRV
Detran PE divulga NOVAS regras para emissão do licenciamento 2021 e CRV (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo o Detran-PE, essas novas regras estão de acordo com resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata a respeito da emissão destes documentos.

Atualmente, o CRLV é emitido em papel moeda, mas isso não vai mais acontecer. Agora, o documento será utilizado apenas de forma digital e será chamado de CRLV Eletrônico (CRLV-e). Vale lembrar que para isso, o veículo precisa ter todos os seus débitos em dia.

Como ter acesso ao CRLV Eletrônico?

Existem duas maneiras de portar este documento: a primeira se efetuar o download do documento através do app Carteira Digital de Trânsito (CDT), e a outra através do site do Detran, onde também ficará disponível.

O CRV (recibo/DUT) também não será mais emitido em papel moeda. Todas as informações necessárias ficarão disponíveis no documento eletrônico. Há apenas uma exceção, que é a Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV).

Os usuários que não conseguirem baixar ou ter acesso ao CRLV Eletrônico, mesmo após efetuar o pagamento de todos os débitos, devem solicitar ajuda ao Detran. Para isso, o ideal é agendar um horário para que o órgão faça a emissão do documento eletrônico.

Como agendar atendimento no Detran-PE?

Com a tecnologia, muitos serviços passaram a ser realizados de forma eletrônica e à distância. Com a chegada da pandemia, isso se intensificou e mais pessoas procuram esses serviços.

A maioria dos serviços podem ser feitos pela internet, e isso ajuda a economizar tempo e reduz a quantidade de pessoas nas filas.

O Departamento Estadual de Trânsito é um dor órgãos que tem investido nesse tipo de atendimento. Por isso, veja como agendar o seu:

Para marcar seu horário, basta acessar o endereço www.detran.pe.gov.br, depois clicar em “Serviços Online – Mais de 30 serviços disponíveis, acesse todos aqui”. Depois, no topo da página, e, em seguida, selecionar a opção “Agendamento”.

Uma serie de serviços ficará disponível e você deve selecionar o de sua preferência. Por fim, preencha o formulário e aguarde a informação de data e horário.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!