Detran-BA emite documento que unifica licenciamento 2021 e certificado de veículos

Na próxima segunda-feira, 4, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) BA lançará um novo documento eletrônico que vai unificar o licenciamento (CRLV) e o certificado de registro do veículo (CRV), o antigo DUT. Saiba mais sobre a novidade.

Detran-BA emite documento que unifica licenciamento 2021 e certificado de veículos (Imagem FDR)

A medida obedece o que estabelece a resolução 809, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que é válido em todo o Brasil.

Os motoristas podem encontrar o serviço no aplicativo e site do SAC Digital. Nestes canais, o cidadão poderá fazer o download deste novo documento e uma cópia, após pagar as pendências do seu veículo.

O CRLV impresso em papel moeda foi extinto em abril deste ano e agora o CRV impresso também deixa de existir, diz o Detran.

Segundo a resolução do Contran, fica instituída também a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em formato eletrônico (ATPV-e). Ela será o instrumento que vai normatizar as relações de compra e venda de carros e motos.

CRLV digital diminuirá o valor do licenciamento?

Mesmo com o documento apenas em sua versão digital, o preço não deve ser reduzido.

A partir desta data, o proprietário recebe o documento e pode fazer a impressão do mesmo quantas vezes desejar.

O Detran diz também que a taxa cobrada pela emissão do documento não foi impactada pelas mudanças recentes.

Isto acontece, pois “o papel moeda utilizado para emissão do licenciamento anual não estava incluído no valor do serviço, uma vez que era fornecido pela Seguradora Líder, não gerando custos para o Departamento de Trânsito”.

Aconteceram também outras mudanças no Detran que absorveram as taxas que são cobradas dos motoristas:

“A evolução ocorrida no serviço de licenciamento acarretou uma série de adequações e melhorias, com a revisão periódica dos processos internos, impactando na adaptação e manutenção da estrutura tecnológica da autarquia, sendo que o valor da taxa cobrado pelo serviço de licenciamento de veículos não sofreu reflexo no conjunto das mudanças ocorridas”.

A cobrança pela segunda via com o documento online perde o sentido, já que o motorista pode reimprimir o documento quantas vezes forem necessárias.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.