Detran CANCELA 5,6 mil atendimentos no Amazonas para 2021; veja se você foi atingido

O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) teve que cancelar os atendimentos presenciais agendados, devido ao novo decreto do governo do estado. Dessa maneira, o Detran do Amazonas orienta aos condutores que realizem os serviços pelas plataformas digitais vinculadas ao Detran-AM.

Detran CANCELA 5,6 mil atendimentos no Amazonas para 2021; veja se você foi atingido
Detran CANCELA 5,6 mil atendimentos no Amazonas para 2021; veja se você foi atingido (Imagem: Reprodução/Google)

Os atendimentos agendados no Detran-AM entre os dias 28 de dezembro e 10 de janeiro de 2021 foram cancelados. Segundo o Departamento, foram 5,6 mil agendamentos cancelados na capital e no interior do Amazonas.

O cancelamento veio após a publicação do decreto, que restringe o atendimento presencial nas repartições públicas estaduais, autorizado pelo governador Wilson Lima (PSC). O intuito do governo do estado é conter o avanço da 2ª onda da Covid-19.

O decreto também proíbe que os estabelecimentos não essenciais, como restaurantes e shoppings sejam abertos. Dessa maneira, os atendimentos agendamentos para os próximos dias tiveram que ser cancelados pelo Departamento de Trânsito.

O órgão orienta que os cidadãos que foram afetados pelo novo decreto realizem os serviços pelo portal do Detran-AM. Mesmo com o decreto, alguns serviços agendados serão mantidos, devido a sua urgência, porém, o dia e horário podem ser alterados.

Segundo o departamento os atendimentos agendamentos eram para licenciamento anual de veículos e para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Porém, o decreto atinge outros serviços, como:

  • Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem adição de Atividade Remunerada (EAR);
  • Troca de CNH Provisória (PPD) para definitiva;
  • Renovação da CNH (para mais de seis anos).

Dessa maneira, o Detran disponibilizou esses serviços em seu portal e criou uma cartilha orientando como solicitar a CNH digital, como realizar a renovação simplificada da CNH pela internet, como fazer o licenciamento anual e como imprimir o CRLV.

Além disso, o departamento informou que está sendo produzidos vídeos tutorias com o passo a passo de cada serviço para tirar qualquer dúvida dos usuários. Esses vídeos serão publicados no portal do Detran-AM e estará disponível para todos os condutores.

Serviços mantidos no Detran do Amazonas

Todos os demais serviços de veículos e da CNH continuarão a ser ofertados pelo órgão, porém, com algumas mudanças, como dia e horário de atendimento ou redução na capacidade de atendimento, como nas aulas teóricas e práticas dos Centros de Formação de Condutores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.