Detran AM: órgão faz alerta sobre golpes envolvendo os leilões pela internet

Conforme aumenta o número de leilões realizados pela internet, diversos criminosos também buscam enganar vítimas. As tentativas de golpes, causadas pela limitação de aglomeração causada pela pandemia, preocupa o Detran AM. Como forma de ajudar a população a não ser enganada, o órgão reuniu algumas informações para realizar as compras de veículos de forma segura.

Detran AM faz alerta sobre golpes envolvendo os leilões pela internet
Detran AM faz alerta sobre golpes envolvendo os leilões pela internet (Imagem: Divulgação/ Detran AM)
publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará um leilão do dia 28 até 31 de outubro. Para evitar problemas para esse e os próximos eventos, foram separados algumas informações para se antecipar a possíveis golpes.

Os golpes

Os golpistas procuram criar sites falsos, mas que são muito parecidos com os oficiais dos leiloeiros. De forma geral, os endereços virtuais enganosos terminam em “.org” ou “.net”, além de não permitirem vistoria presencial.

Dessa forma, a visitação do local do certame pode ser essencial para comprovar a veracidade do evento indicado.

Outra forma de tentar ludibriar a população é por meio de redes sociais, como o WhatsApp. “O Detran-AM não negocia veículos ou serviços por meio de Whatsapp”, alerta Gleice Barros.

Pelas outras redes sociais, como o Facebook, os criminosos utilizam perfis falsos para negociar sobre falsos leilões. Os golpistas já chegaram, inclusive a criar perfis falsos se passando pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, como forma de tentar enganar a população.

O órgão ressalta que as denúncias dos casos são encaminhados para a Polícia Civil, que investiga a origem dos golpes.

“É importante que as pessoas peçam para ver o veículo. Caso não haja possibilidade, já desconfie de ser um golpe. Os golpistas negociam por meio de conversas e fotos em redes sociais, e acabam enganando muitas pessoas vítimas”, alega Gleice Barros, coordenadora da comissão de leilões do Detran-AM.

Contatos em caso de dúvidas

Caso o interessado tenha interesse em participar do leilão encontrado, mas tenha dúvidas sobre a veracidade do mesmo, poderá entrar em contato com o Detran-AM, pelo número (92) 3643-0034. Além disso, o site do órgão e as redes sociais podem ser consultadas para conferir informações mais precisas.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.