Detran AM implementa mudanças no atendimento aos usuários

Nesta terça-feira (20), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) comunicou que realizou três grandes mudanças no atendimento ao usuário. As novidades foram o início do pagamento de taxas em novos bancos, agendamento com o uso da tecnologia de QR Code e a possibilidade de pagamento da taxa dos exames médicos diretamente nas clínicas credenciadas.

Detran AM implementará novidades no atendimento aos usuários
Detran AM implementará novidades no atendimento aos usuários (Imagem: Divulgação/Detran-AM)

Novos bancos integrados

Entre as novidades, a permissão de pagamento em novos bancos foi a mais aguardada pelos contribuintes. Sendo assim, as taxas existentes do Detran-AM poderão ser pagas em mais opções de instituições.

Os primeiros bancos disponíveis para operar são o Bradesco e Caixa. Nas próximas semanas, o Banco do Brasil e Santander também estarão inclusos na possibilidade de pagamento.

Na soma das quatro instituições bancárias, a população do Amazonas terá acesso a mais de dois mil pontos de atendimento. Os locais para quitar o valor serão as agências físicas, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes bancários, além do serviço de internet banking.

Uso do QR Code

Como forma de oferecer maior controle de fluxo de pessoas ao Detran, o órgão implementou catracas com acesso pelo sistema de QR Code na entrada da sede.

Dessa forma, a pessoa precisará ter o comprovante de agendamento com o QR Code no momento da entrada. O código poderá ser pela versão impressa ou pelo celular.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Pagamento em clínicas

Outra mudança recente foi com relação ao pagamento das taxas das clínicas médicas. Com isso, o pagamento do serviço deverá ser feito diretamente na clínica.

Os valores serão os mesmos, conforme estabelecidos pelo código tributário estadual. A pessoa comparecerá a clinica estabelecida pelo sistema de regulação do Detran e poderá escolher a forma de pagamento — dinheiro, débito ou crédito.

“Os valores dos atendimentos de consulta médica e psicológica continuarão o mesmo. A novidade vem para beneficiar a população na desburocratização dos pagamentos”, diz Márcia Gama, vice-diretora-presidente da Associação das Clínicas de Trânsito do Amazonas.

“Essas mudanças fazem parte de todo o processo de modernização que definimos para o Detran Amazonas desde que assumimos o órgão, com o intuito de prestar um melhor serviço a nossos usuários”, relata Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.