Detran AM implementa mudanças no atendimento aos usuários

Nesta terça-feira (20), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) comunicou que realizou três grandes mudanças no atendimento ao usuário. As novidades foram o início do pagamento de taxas em novos bancos, agendamento com o uso da tecnologia de QR Code e a possibilidade de pagamento da taxa dos exames médicos diretamente nas clínicas credenciadas.

Detran AM implementará novidades no atendimento aos usuários
Detran AM implementará novidades no atendimento aos usuários (Imagem: Divulgação/Detran-AM)

Novos bancos integrados

Entre as novidades, a permissão de pagamento em novos bancos foi a mais aguardada pelos contribuintes. Sendo assim, as taxas existentes do Detran-AM poderão ser pagas em mais opções de instituições.

Os primeiros bancos disponíveis para operar são o Bradesco e Caixa. Nas próximas semanas, o Banco do Brasil e Santander também estarão inclusos na possibilidade de pagamento.

Na soma das quatro instituições bancárias, a população do Amazonas terá acesso a mais de dois mil pontos de atendimento. Os locais para quitar o valor serão as agências físicas, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes bancários, além do serviço de internet banking.

Uso do QR Code

Como forma de oferecer maior controle de fluxo de pessoas ao Detran, o órgão implementou catracas com acesso pelo sistema de QR Code na entrada da sede.

Dessa forma, a pessoa precisará ter o comprovante de agendamento com o QR Code no momento da entrada. O código poderá ser pela versão impressa ou pelo celular.

Pagamento em clínicas

Outra mudança recente foi com relação ao pagamento das taxas das clínicas médicas. Com isso, o pagamento do serviço deverá ser feito diretamente na clínica.

Os valores serão os mesmos, conforme estabelecidos pelo código tributário estadual. A pessoa comparecerá a clinica estabelecida pelo sistema de regulação do Detran e poderá escolher a forma de pagamento — dinheiro, débito ou crédito.

“Os valores dos atendimentos de consulta médica e psicológica continuarão o mesmo. A novidade vem para beneficiar a população na desburocratização dos pagamentos”, diz Márcia Gama, vice-diretora-presidente da Associação das Clínicas de Trânsito do Amazonas.

“Essas mudanças fazem parte de todo o processo de modernização que definimos para o Detran Amazonas desde que assumimos o órgão, com o intuito de prestar um melhor serviço a nossos usuários”, relata Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.