Banco do Brasil bate recorde em emissão de cartões por aproximação em meio a pandemia

O Banco do Brasil (BB) realizou a emissão do número recorde de 10 milhões de cartões Visa com tecnologia de pagamento por aproximação. Segundo a bandeira, o BB é o primeiro banco no Brasil que atingiu a marca.

Banco do Brasil bate recorde em emissão de cartões por aproximação em meio a pandemia
Banco do Brasil bate recorde em emissão de cartões por aproximação em meio a pandemia (Foto: Google)

Nos últimos seis meses, o uso dos cartões Ourocard Visa do BB com a tecnologia aumentou 81% que foi ocasionado pelos impactos causados pela pandemia do Covid-19 e a possibilidade de uso no transporte público em algumas cidades.

A cobrança por aproximação já é aceita em mais de 80% dos terminais de pagamento do país.

Em 2019, o Banco do Brasil fez uma parceria fundamental para o aumento do pagamento por aproximação. Com a Visa e o MetrôRio, participou da implementação do serviço com a inovação das 41 estações do metrô na cidade do Rio de Janeiro. O uso desse serviço já foi ampliado a outros meios de transporte na região, como trens, barcas e ônibus.

O que é cartão contactless?

O cartão contactless possibilita a realização do pagamento por aproximação, é necessário somente aproximar o cartão da máquina de cobrança, sem fazer a inserção do cartão na máquina. 

É necessário que o cartão seja equipado com um chip de comunicação sem fio. A tecnologia usada para esse processo é o NFC (Near Field Communication). É fácil identificar cartões contactless pois eles trazem um símbolo com quatro ondas que sugere justamente transmissão sem fio.

O NFC foi criado para possibilitar a comunicação entre dois dispositivos que estejam fisicamente aproximados um do outro. A distância máxima entre os dispositivos não passa de 10 cm, mas esse limite fica entre 2 cm e 4 cm geralmente.

Vantagens do cartão contactless

  • Há riscos menores de desgaste ou danos ao cartão;
  • Ao efetuar uma transação, o cartão fica o tempo todo em posse do usuário, diminuindo as chances de um vendedor mal-intencionado trocá-lo por outro para cometer fraude;
  • Existe a possibilidade de usar o cartão em máquinas que não possuem slot para inserção, como validadores de transporte público (o Metrô do Rio de Janeiro é um exemplo de serviço que possibilita a realização do pagamento de tarifa com cartão contactless);
  • O pagamento é efetuado mais rápido com cartão contactless;

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.