Saiba como baixar a CNH digital e não passar aperto nas fiscalizações no fim do ano

Saiu pra viajar e esqueceu a carteira de motorista em casa? É importante que você saiba que Carteira Digital de Trânsito já está liberada e pode ser utilizada em todo o Brasil. A CNH digital possui a mesma validade da versão impressa do documento e deve ser aceita em paradas de blitz por exemplo.

Saiba como baixar a CNH digital e não passar aperto nas fiscalizações no fim do ano
Saiba como baixar a CNH digital e não passar aperto nas fiscalizações no fim do ano (Foto: Reprodução Google)

Porém é necessário se atentar a um detalhe importantíssimo: a bateria do aparelho. Caso seu celular descarregue, você terá que apresentar a versão impressa da CNH.

É preciso conferir também se a sua CNH de papel possuiu um QR Code impresso para conseguir ter acesso ao aplicativo. As carteiras já vem com esse código desde maio de 2017.

Como baixar a CNH digital?

Entre na loja de aplicativos do seu celular com o sistema Android ou iOS, pesquise por carteira digital de trânsito e faça o download.

Ao abrir o app, será preciso fazer um cadastro junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Insira seu CPF e clique em “continuar”.

Após isso, coloque os dados solicitados pelo formulário como nome, data de nascimento, e-mail e senha escolhida. Em seguida será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado.

Recebendo a confirmação, os dados precisarão ser validados no app. Você terá três opões: biometria; com certificado digital; sem certificado digital.

Agora o usuário deve inserir o documento no aplicativo clicando no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito. Vá em CNH digital, e na sequência insira o número de sua CNH.

O app vai solicitar um número de segurança que está impresso no seu documento. Confira os dados e clique em “OK” e baixe a CNH.

O aplicativo vai solicitar que você crie uma chave de acesso, um PIN de quatro números para ser utilizado no acesso ao documento. Conclua o cadastro do PIN. Se você já validou os dados de sua CNH por meio de certificado digital, ao clicar em CNH digital, o aplicativo seguirá direto para o cadastro do PIN.

Logo após o cadastro do PIN, a sua CNH digital vai aparecer na tela principal do aplicativo CNH digital.

Para acessá-la, é só clicar em cima do ícone que leva ao documento e inserir o PIN. A imagem de sua CNH, frente e verso, estará disponível para conferência, e possui a mesma validade do documento impresso em papel.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.