Detran-SP volta a cobrar transferência de veículos comprados durante a pandemia

No mês de junho, devido à pandemia, o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) suspendeu a cobrança de transferência de veículos, porém, a obrigatoriedade foi retomada no mês de novembro. Dessa maneira, o prazo para o pagamento finaliza na próxima quinta-feira (31).

Detran-SP volta a cobrar transferência de veículos comprados durante a pandemia
Detran-SP volta a cobrar transferência de veículos comprados durante a pandemia (Imagem: Google)

A suspensão da cobrança aconteceu após a resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no mês de junho e que suspendia o prazo para transferência previsto no Código de Trânsito Brasileiro. É importante lembrar que esse prazo é de 30 dias.

No mês de novembro voltou a valer a regra anterior e, com isso, os proprietários de veículos comprados entre os dias 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020, têm até esta quinta-feira (31) para fazer a transferência de propriedade dos automóveis.

O processo de transferência deve ser realizado no portal do Detran-SP ou nos canais de atendimento do Poupatempo. Segundo o departamento entre os meses de junho e novembro foram realizadas 2,2 milhões de transferência de veículos.

Transferência de veículos usados no Detran-SP

Os veículos usados precisam passar por vistoria em uma das empresas credenciadas. Portanto, o proprietário precisa agendar o atendimento em uma das prestadoras. Além disso, é necessário pagar todos os débitos existentes (multas e licenciamento 2020).

Após essa etapa o proprietário terá que pagar a taxa de transferências pelo celular, internet banking ou caixa eletrônico usando o número do Renavam. O pagamento pode ser em um dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Casas lotéricas;
  • Safra;
  • Santander;
  • Itaú.

Após tudo isso, o cidadão deve acesse o site do Detran-SP ou a plataforma do Poupatempo e clicar na opção “Registros e Transferências”. Caso toda a documentação está correta, o proprietário receberá um e-mail confirmando a operação.

Os veículos comprados em outro município ou se ainda estiver com a placa antiga será necessário fazer a troca de placas para a padrão Mercosul sendo que o proprietário deve arcar com mais essa despesa.

Licenciamento Digital

Para imprimir o licenciamento basta acessar o portal do Detran-SP, do Poupatempo ou no app Carteira Digital de Trânsito. Você pode usar a versão digital no aplicativo ou fazer a impressão em casa, em folha A4, em tinta preta e em única página.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.