Detran-SP muda horário de funcionamento no feriado de Ano Novo

Por conta das festas de fim de ano, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) não funcionarão nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de janeiro. Essa medida também foi tomada para os dias 25 e 26 de dezembro, devido ao Natal.

Detran-SP muda horário de funcionamento no feriado de Ano Novo
Detran-SP muda horário de funcionamento no feriado de Ano Novo (Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

No caso de municípios em que as unidades do Detran-SP são integradas a prefeituras ou delegacias, os atendimentos presenciais serão de acordo com o expediente das instituições. Para conferir as informações e endereços de todas as unidades, basta acessar o portal do órgão.

Para quem precisar realizar serviços presenciais de trânsito, deverá realizar agendamento exclusivamente pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital.

Licenciamento veicular em São Paulo

O Detran enfatiza que o prazo para o licenciamento 2020 deve ser feito obrigatoriamente em dezembro aos proprietários de veículos com as placas finalizadas em 0 ou caminhões com placas finais em 9 e 0. Para isso, o contribuinte de São Paulo poderá realizar o procedimento de forma digital.

O licenciamento pode ser feito em um banco conveniado ao Detran-SP, lotéricas, caixa eletrônico ou internet banking. O motorista deverá informar o número do Renavam do veículo para quitar a taxa do licenciamento, além de outros débitos — caso exista.

Após o recebimento da taxa, o CRLV estará disponível para baixar e imprimir, por meio do item “Licenciamento Digital” nos portais Poupatempo, Detran-SP e Denatran.

Além disso, será possível ter acesso pelos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento poderá ser salvo no smartphone e impresso — em papel sulfite comum.

Vale lembrar que a condução de um veículo com o licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. A medida vale com base no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Como resultado, será passível de multa de R$ 293,47, adição de sete pontos na carteira de remoção do veículo.

Além da possibilidade de fazer o licenciamento totalmente digital, há mais de 70 serviços online disponíveis pelo site do Detran-SP.

Entre os serviços, será possível efetuar a transferência, venda e registro de veículos, solicitação e renovação da CNH Digital, adição e mudança de categoria, 2ª via da CNH, entre outros.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.