Isenção do DPVAT 2021 não garante seguro em caso de acidentes? Veja seus direitos!

Os condutores serão isentados do pagamento do Seguro DPVAT 2021, após o fim da Seguradora Líder. A seguradora foi alvo de investigação por mau uso do dinheiro arrecadado e possui recursos capazes de isentar os pagamentos do próximo ano e, talvez, de 2022.

Isenção do DPVAT 2021 não garante seguro em caso de acidentes? Veja seus direitos!
Isenção do DPVAT 2021 não garante seguro em caso de acidentes? Veja seus direitos! (Imagem: Reprodução/Google)

Na última terça-feira (29), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou a isenção do seguro DPVAT 2021. Dessa maneira, será usado o valor já arrecadado em anos anteriores pela antiga operadora que foi extinta após passar por investigações.

O anúncio foi feito durante uma reunião extraordinária realizada na terça-feira (29) que também permitiu que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) contratasse um novo operador para o gerenciamento das indenizações.

Essa escolha por uma nova empresa é de caráter emergencial e temporário. Portanto, deve acontecer o mais rápido possível, porém, não será duradora, pois o governo pretende analisar a operação com mais calma para decidir como irá proceder nos próximos anos.

Mesmo com a extinção da Seguradora Líder e com o anúncio da isenção do Seguro por Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres em 2021, muitos condutores ainda possuem dúvidas sobre os direitos garantidos.

O grande questionamento feito pelos motoristas é se, mesmo com a isenção, os acidentes automobilísticos serão atendidos e indenizados, já que a seguradora não é mais responsável pelas indenizações garantidas pelo DPVAT.

Porém, o Tribunal de Contas da União decidiu que a Susep e o CNSP garantiram a continuidade da operação do DPVAT no próximo ano. Dessa maneira, as indenizações continuarão sendo pagas em caso de:

  • Morte;
  • Invalidez permanente;
  • Despesas de Assistência Médica e Suplementares.

O pagamento também continuará com o mesmo prazo, ou seja, 30 dias após a apresentação da documentação exigida. O valor pode ser para a vítima ou beneficiários, de acordo com a situação em que ocorreu o acidente.

Além da isenção de 2021 ainda se analisa a possibilidade de isentar o DPVAT 2022, porém, ainda está se analisando se há recursos suficientes para bancar as despesas das indenizações por acidente de trânsito durante os dois anos.

O Conselho Nacional de Seguros Privados é o órgão que está verificando os recursos que chegam a mais de R$ 7 bilhões que não foram utilizados para o seu fim. Dessa maneira, é o CNSP que irá informar se o DPVAT de 2022 também será isento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.