Nesta quinta-feira (24), véspera do Natal, os bancos Santander, Bradesco, Itaú, Caixa e Banco do Brasil terão um horário diferenciado para não deixar de atender os seus clientes. As instituições financeiras atenderão por duas horas, das 9h às 11h.
Hoje não é feriado, mas os brasileiros já consideram um dia destinado à festividade natalina, já que é na véspera que é realizada a ceia de Natal. Diante desse clima festivo, os bancos Santander, Bradesco, Itaú, Caixa e Banco do Brasil só funcionarão por duas horas.
Dessa maneira, os atendimentos começarão das 9h às 11h para os locais que seguem o horário de Brasília. Já os demais estados funcionarão das 8h às 10h (horário local), segundo as informações divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Na sexta-feira (25) não haverá funcionamento, já que é um feriado nacional. A Febraban também informa que o último dia de atendimento ao público, com o expediente normal, será na próxima quarta-feira (30).
Além disso, informou que no dia 31 (quinta-feira), as instituições financeiras não irão abrir e nem realizar atendimento aos clientes. Dessa maneira, já que 1º de janeiro é feriado, os atendimentos só retornarão no dia 2 de janeiro de 2021.
Por isso, se você precisa resolver alguma pendência em um desses bancos é bom se antecipar para não finalizar o ano com algum problema. Caso não consiga, só em 2021, após as festividades de fim e início de ano.
As contas de água, energia, telefone (conhecida como contas de consumo) e os carnês que têm o vencimento marcado para o dia 25 de dezembro poderão ser pagos no próximo dia útil sem multa. Dessa maneira, esses casos poderão ser pagos no dia 28 (segunda-feira).
Mesmo assim, é importante destacar que durante os feriados, os canais e caixas eletrônicos funcionam normalmente. Portanto, depósitos, saques e transferências poderão ser feitas. Além disso, os serviços, como saldo e extrato, estarão disponíveis.
Os clientes também terão acesso normal nos canais alternativos de atendimento, como aplicativos, internet banking e o atendimento por telefone e correspondentes para fazer as transações financeiras já conhecidas e usadas pelos consumidores.
Os aplicativos e o internet banking funcionam apenas por meio online e de forma automática, por tanto, os serviços não ficam indisponíveis nos feriados ou fins de semana.