Itaú investe em digitalização com adesão à ESTA tecnologia e agrada clientes do banco

Nessa segunda-feira (30), o Itaú Unibanco anunciou que realizou uma parceira com a Amazon Web Services (AWS) para migrar grande parte da infraestrutura de TI para a nuvem. O contrato firmado foi de 10 anos para a utilização dos recursos da AWS com a instituição financeira. Os valores da negociação não foram revelados.

Itaú investe em digitalização com adesão à esta tecnologia e agrada clientes do banco
Itaú investe em digitalização com adesão à ESTA tecnologia e agrada clientes do banco (Imagem: Thomas Hobbs)

Esta parceria permitirá ao banco maior imersão digital, além de facilitar a experiência dos usuários. O Itaú, que possui mais 56 milhões de clientes, é a maior instituição bancária da América Latina.

Outras grandes instituições financeiras já adotaram o sistema de nuvem para os serviços. Com a inclusão do Itaú, há mais abertura para um novo modelo de funcionamento.

Dessa forma, os bancos tradicionais poderão seguir a tendência de inserir cada vez mais os recursos tecnológicos nos próprios serviços.

A parceria abrangerá todas as linhas de negócio do banco, como os seguros, soluções de pagamento e operações de cartão de crédito. Com a adoção dessa medida mais tecnológica, novos serviços poderão ser oferecidos de forma mais prática e com menos custos na operação.

Para que o serviço seja aplicado, o Itaú treinou uma equipe de 1,3 mil profissionais da área de TI. Além disso, uma assessoria da AWS estará disponível para auxiliar no funcionamento.

Segundo o CEO do Itaú Unibanco, Candido Bracher, o motivo da escolha da AWS foi por conta da amplitude e capacidade, os altos níveis de segurança, infraestrutura global, além da experiência em serviços financeiros.

O executivo também afirmou que a instituição está buscando uma transformação completa na AWS. Essa mudança aconteceria pela saída da tecnologia legada e mainframe e usar o portfólio de serviços para conseguir insights e agilidade para atender às necessidades dos clientes.

A Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS) iniciou a oferta de serviços de infraestrutura de TI para empresar por meio de serviços web a partir de 2006. Por meio da computação em nuvem oferecida, os gastos com infraestrutura principal poderão apresentar redução.

A AWS disponibiliza uma plataforma de infraestrutura de forma confiável, escalável e de baixo custo na nuvem. Os datacenters estão presentes em regiões como a Europa, Estados Unidos, Brasil, Japão, Austrália e Cingapura.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.