Banco do Brasil garante descontos de até 100% na negociação de dívidas com o FIES

O Banco do Brasil anunciou que os estudantes que estiverem em atraso com o FIES (Financiamento Estudantil) na instituição, podem fazer a renegociação de suas parcelas até o fim deste ano. De acordo com o novo programa lançado pelo banco, é previsto descontos de 25% a até 100% nos juros de mora.

Banco do Brasil garante descontos de até 100% na negociação de dívidas com o FIES (Imagem Google)

As parcelas não podem ter valor menor que R$200 e quem pagar de forma integral o financiamento ou o saldo devedor será beneficiado com 100% de redução.

Para os pagamentos em até quatro parcelas semestrais e para o reparcelamento em até 24 vezes, será concedido 60% de abatimento.

Quem optar por pagamentos em até 145 vezes terá desconto de 40% no reparcelamento e 25% para quem pagar em até 175 meses.

Estes descontos estão previstos na Lei 14.024/2020, editada como forma de ajuda em meio a pandemia do coronavírus.

A renegociação é válida para os contratos assinados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho deste ano.

Os pagamentos das parcelas começam no inicio do próximo ano. Se o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia for prorrogado novamente, o pagamento da primeira parcela fica para o mês seguinte ao seu término, segundo a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que foi editada em setembro.

A exceção fica para os casos de amortizações em parcela única, que devem ser feitas até 31 de dezembro.

Aplicativo do Banco do Brasil

O pedido para renegociar os atrasos era feito somente nas agências, porém nesta semana a adesão pelo aplicativo foi liberada pelo Banco do Brasil.

Em casos de contratos garantidos por fiança convencional ou solidária, será necessária o comparecimento dos fiadores as agências. Nestas situações, não serão liberadas renegociações pelo app.

Após o termo de adesão às condições de renegociação ser formalizado, não será possível cancelar ou alterar a forma de pagamento, mesmo que isto seja solicitado antes do vencimento da primeira parcela.

Demais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do Banco do Brasil, no número (61) 4004-0001, e pela Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.