Seguro DPVAT: Qual valor cobrado para carros anualmente? Veja tabela completa!

O Seguro DPVAT — Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não — foi criado com o objetivo de ajudar as vítimas de acidentes de trânsito. Para ter acesso ao benefício, o contribuinte deverá realizar o pagamento, conforme o veículo. Descubra a tabela com os valores.

Seguro DPVAT: Qual valor cobrado para carros anualmente? Veja tabela completa!
Seguro DPVAT: Qual valor cobrado para carros anualmente? Veja tabela completa! (Imagem: Clark Van Der Beken/Unsplash)

O Seguro DVPAT oferecerá o pagamento de indenização em caso de morte; invalidez permanente; e Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS).

Não estão cobertos os danos materiais; acidentes que ocorreram fora do Brasil; multas e fianças referentes ao condutor ou proprietário do veículo — e despesas provenientes de ações ou processos criminais; além de danos pessoais de radiações ionizantes ou contaminações por radioatividade.

O pagamento do benefício acontece em até 30 dias após a apresentação da documentação necessária. O valor pode ir para a vítima ou beneficiários, a depender da situação.

Cabe destacar que, caso o proprietário não realize o pagamento do seguro até o vencimento, será considerado inadimplente. Com isso, estará sujeito às consequências de mora. O veículo não será considerado licenciado para as fiscalizações — estando sujeito às penalidades previstas na legislação.

Além disso, se este proprietário, que não está com o pagamento em dia, causar um incidente, não terá direito à indenização. De todos os veículos que possuem a cobrança, os carros são os que possuem o menor valor, de R$ 5,23. Confira a tabela completa de preços:

Tabela de preços do Seguro DPVAT 2020

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile