Licenciamento SP 2021: Calendário COMPLETO com os vencimentos do próximo ano

A temporada de pagamentos dos tributos está se aproximando e um dos mais importantes é o licenciamento de seu veículo. O Detran de São Paulo já definiu as datas de pagamento para 2021 para os carros e caminhões e elas seguirão o mesmo modelo adotado este ano.

Licenciamento SP 2021: Calendário COMPLETO com os vencimentos do próximo ano
Licenciamento SP 2021: Calendário COMPLETO com os vencimentos do próximo ano (Imagem/Reprodução Google)

Calendário de pagamentos do licenciamento 2021 para carros

Imagem: Motor Show

Calendário licenciamento 2021 para caminhões

Imagem: Motor Show

Licenciamento em São Paulo

Em todo o Estado de São Paulo, o procedimento do licenciamento é realizado totalmente pela internet, fazendo com que não seja mais preciso comparecer a uma agência do Detran ou Poupatempo para emissão anual do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento que autoriza a circulação do veículo e que precisa ser portado.

Como obter o licenciamento

O motorista deve informar o número do Renavam do veículo em um banco que possua convênio com o Detran de SP, caixa eletrônico ou internet banking para efetuar o pagamento da taxa de licenciamento e dos débitos em aberto caso tenha.

No dia seguinte ao pagamento da taxa, o CRLV digital estará disponível nos portais do Poupatempo, Detran SP e Denatran para que o motorista faça download e impressão do documento.

É possível utilizar também os aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O CRLV digital poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.

Importante dizer que o documento digital tem a mesma validade que o impresso.

Para que o CRLV digital possa ser emitido, todos os débitos ligados ao veículo precisam estar quitados. Também é exigido o pagamento em dia do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres).

Não licenciar o veiculo é caracterizado como infração de trânsito gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

CRLV Digital é vantajoso?

A versão digital do CRLV é vantajosa para os motoristas que agora não precisam mais sair de casa para emitir seu documento e podem fazer uma nova impressão rapidamente em caso de perda por exemplo.

É como todos os serviços que estão cada vez mais digitais, têm o intuito de oferecer mais comodidade para quem precisa deles.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.