Nos últimos anos têm se criado uma infinidade de bancos digitais que oferecem diversas vantagens nunca disponibilizadas pelos bancos tradicionais. Com isso, muitos correntistas têm abandonando esses bancos e entrado na era digital bancária. Mas será que realmente vale a pena? Vamos discutir alguns pontos e te ajudar a se decidir.
Uma das principais vantagens dos bancos digitais é conseguir resolver tudo pelo celular ou computador, sem burocracias, ou necessidade de ter que se dirigir até uma unidade presencial.
E essa é outra mudança, pois muitos desses bancos nem possuem um edifício ou correspondente, impedindo assim, o atendimento presencial.
Por esse motivo, as fintechs conseguem oferecer um valor muito abaixo do mercado, já que não possuem gastos com o local, pessoal e materiais. Mesmo assim, é importante ficar atento a tantas vantagens e procurar informações sobre os bancos antes de se tornar um cliente.
Há relatos de clientes que tiveram contas fechadas do dia para a noite, vazamento de dados ou, até mesmo, dinheiro sumindo de contas. Por isso, busque informações em site de reclamações.
Entre os serviços oferecidos podemos citar:
- Pagar boleto;
- Fazer TED;
- Sacar dinheiro;
- Receber seu salário;
- Investir;
- Ter cartão de crédito sem anuidade.
Observando assim, dá vontade de abandonar o banco tradicional, já que as fintechs oferecem praticamente tudo e com muito mais vantagem. Porém, caso haja algum problema tudo tem que ser resolvido de forma online.
Mas porque isso é um problema? Geralmente, o atendimento é reduzido e, portanto, demorado. Dessa maneira, em casos de problemas possa ser que você terá que ficar algum tempo no celular para conseguir falar com um atendente.
Por esse motivo, verifica se o banco oferece serviço de atendimento 24 horas, 7 dias na semana. Caso contrário, você pode ficar sem acesso a dinheiro durante alguns dias.
Outra desvantagem é que muitos desses bancos só permitem o saque em caixas 24 horas, sendo um problema para quem mora em cidades pequenas.
Diante de tudo isso, o conselho é manter uma conta em um banco tradicional, sendo usada apenas para os serviços essências. A função é ter essa conta como reserva em caso de urgência. E usar o banco digital como principal e usufruir de todas as vantagens.