C6 Bank lidera ranking OTIMISTA sobre atendimento ao cliente; veja lista completa

O C6 Bank ficou em primeiro lugar entre os bancos digitais, com a melhor experiência de abertura de conta. O estudo aconteceu pelo Ranking de Melhor Experiência Digital — Abertura de conta 2020, realizado pela idwall, empresa que realiza fornecimento de onboarding digital. Entre os critérios analisados, incluem o tempo de cadastro, experiência do cliente, entre outros.

C6 Bank lidera ranking OTIMISTA sobre atendimento ao cliente; veja lista completa
C6 Bank lidera ranking OTIMISTA sobre atendimento ao cliente; veja lista completa (Imagem: Reprodução/Google)

No ano passado, o banco também havia sido o vencedor na categoria Challenger Banks do ranking. O resultado positivo aconteceu por conta do onborading do C6 Bank. Esse termo, utilizado no mundo digital, indica que a jornada que o cliente passa ao aderir a um novo produto ou serviço.

O banco realiza esse processo, inicialmente por uma conversa em chat automatizado. Com isso, é possível auxiliar a pessoa a seguir os passos de fornecer as informações pessoais.

O onboarding do C6 Bank também inclui a autenticação do usuário por meio da biometria facial com prova de vida.

Grande parte das aberturas de contas no banco acontece de forma automatizada, sem a necessidade de interação humana. O tempo médio desse processo é de cinco minutos.

O estudo

O Ranking de Melhor Experiência Digital — Abertura de conta 2020 foi feito em duas etapas online. A duração foi entre os dias 19 de outubro e 1 de novembro. A primeira fase teve 1.038 entrevistas. Na segunda, teve 401 entrevistas.

O objetivo prêmio é de avaliar as instituições financeiras com os melhores processos de cadastro do Brasil, conforme a opinião de usuários. O estudo foi feito em parceria com a Cantarino Brasileiro.

Os critérios utilizados para a escolha dos vencedores foram:

  • tempo para aprovação do cadastro;
  • ferramentas (validação documental e biométrica);
  • nível de burocracia;
  • experiência do usuário;
  • interesse em permanecer como cliente da instituição;
  • NPS (Net Promoter Score).

A pesquisa busca entender o que seria mais importante aos usuários ao realizar o cadastro em uma instituição financeira. Além disso, visa compreender como a experiência do onboarding afeta a experiência do usuário.

O Ranking deste ano foi separado em três categorias. O C6 Bank foi o vencedor como Challenger Banks (bancos nascidos digitais). Os outros vencedores foram o BMG, na categoria Bancos (empresas mais tradicionais), e o iti venceu em Carteiras Digitais (Wallets).

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.