Brasileiros clamam pela liberação do 14º salário do INSS. Nessa semana, uma pesquisa feita pelo Senado Federal mostrou que parte significativa da população apoia o pagamento extra para aposentados e pensionistas do INSS. Normalmente, o abono de natal é concedido entre os meses de julho e dezembro, mas esse ano foi suspenso devido ao covid-19.
Ao anunciar a antecipação do 13º salário para os segurados do INSS ainda no primeiro semestre deste ano, o governo federal deixou claro que não poderia custear uma 14º parcela extra em dezembro.
Liberação previa ocorreu como uma forma de reduzir os impactos econômicos do covid-19, mas vem gerando questionamentos neste fim de ano.
Possibilidade de um 14º salário
Já em meados do mês de outubro, um projeto de Lei foi levado para a avaliação parlamentar com a finalidade de conceder um abono natalino extra, mesmo o décimo já tendo sido pago para quem é do INSS.
O texto argumentava que a liberação seria necessária para evitar que esse grupo ficasse descoberto no fim do ano.
No entanto, o governo reprovou a proposta afirmando que não haveria recursos disponível em caixa. Diante disso, começou-se a ser trabalhada uma campanha para que o benefício fosse liberado.
Movimento no Senado
De acordo com um levantamento feito pelo Senado Federal, a maioria da população aprova a liberação de um 14º salário emergencial para os aposentados e pensionistas.
O estudo ouviu 32.820 participantes, entre o período de 1 de outubro e 2 de novembro, sendo a grande maioria a favor do pagamento.
Os dados foram disponibilizados no Portal do DataSenado, mostrando que 99% dos entrevistados defendem que o valor extra poderia contribuir para estimular a economia nacional.
A expectativa é que o abono pudesse beneficiar aproximadamente 35 milhões de pessoas, sendo 70% segurados com renda de até um salário mínimo R$ 1.045.
Tendo em vista o fim do cronograma de pagamentos para 2020, o esperado é que o projeto permaneça barrado uma vez em que o governo federal já está fazendo os pagamentos do INSS referentes ao mês de dezembro. Nada foi informado sobre quantias extras para o grupo nesta rodada.