14º salário do INSS: Pesquisa mostra APROVAÇÃO da população sobre o projeto

Brasileiros clamam pela liberação do 14º salário do INSS. Nessa semana, uma pesquisa feita pelo Senado Federal mostrou que parte significativa da população apoia o pagamento extra para aposentados e pensionistas do INSS. Normalmente, o abono de natal é concedido entre os meses de julho e dezembro, mas esse ano foi suspenso devido ao covid-19.

14º salário do INSS: Pesquisa mostra APROVAÇÃO da população sobre o projeto (Imagem: Google)
14º salário do INSS: Pesquisa mostra APROVAÇÃO da população sobre o projeto (Imagem: Google)

Ao anunciar a antecipação do 13º salário para os segurados do INSS ainda no primeiro semestre deste ano, o governo federal deixou claro que não poderia custear uma 14º parcela extra em dezembro.

Liberação previa ocorreu como uma forma de reduzir os impactos econômicos do covid-19, mas vem gerando questionamentos neste fim de ano.

Possibilidade de um 14º salário

Já em meados do mês de outubro, um projeto de Lei foi levado para a avaliação parlamentar com a finalidade de conceder um abono natalino extra, mesmo o décimo já tendo sido pago para quem é do INSS.

O texto argumentava que a liberação seria necessária para evitar que esse grupo ficasse descoberto no fim do ano.

No entanto, o governo reprovou a proposta afirmando que não haveria recursos disponível em caixa. Diante disso, começou-se a ser trabalhada uma campanha para que o benefício fosse liberado.

Movimento no Senado

De acordo com um levantamento feito pelo Senado Federal, a maioria da população aprova a liberação de um 14º salário emergencial para os aposentados e pensionistas.

O estudo ouviu 32.820 participantes, entre o período de 1 de outubro e 2 de novembro, sendo a grande maioria a favor do pagamento.

Os dados foram disponibilizados no Portal do DataSenado, mostrando que 99% dos entrevistados defendem que o valor extra poderia contribuir para estimular a economia nacional.

A expectativa é que o abono pudesse beneficiar aproximadamente 35 milhões de pessoas, sendo 70% segurados com renda de até um salário mínimo R$ 1.045.

Tendo em vista o fim do cronograma de pagamentos para 2020, o esperado é que o projeto permaneça barrado uma vez em que o governo federal já está fazendo os pagamentos do INSS referentes ao mês de dezembro. Nada foi informado sobre quantias extras para o grupo nesta rodada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.