Contribuição do INSS: Perder prazo de vencimento do pagamento implica NESTA punição

Muitos daqueles que estão desempregados continuam fazendo o pagamento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como contribuinte facultativo para que não tenhas buracos em sua carteira e possa se aposentar. No entanto, caso percam a data de vencimento, isso pode acarretar em problemas?

Contribuição do INSS: Perder prazo de vencimento do pagamento implica NESTA punição
Contribuição do INSS: Perder prazo de vencimento do pagamento implica NESTA punição (Foto: FDR)

Caso a parcela do INSS seja paga em atraso e esta não seja a sua primeira contribuição nesta modalidade, será computada normalmente. Mas, no caso do atraso no pagamento da primeira contribuição ela não vai ser contada.

De acordo com a advogada Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

“O facultativo não pode pagar em atraso a primeira parcela, mas as demais podem ser com atraso de até 6 meses”, explicou.

Por exemplo, os contribuintes que pagaram a parcela de setembro em dia, mas a de outubro foi paga com atraso, a contribuição será contada.

O que é contribuinte facultativo?

Os contribuintes facultativos são aqueles que não possuem uma atividade remunerada e, mesmo assim, desejam ter a proteção do INSS

Apesar de não precisar contribuir, o recolhimento pode preservar os seus direitos previdenciários como aposentadorias, auxílio doença e pensões.

Quem pode ser um contribuinte facultativo?

Podem ser contribuintes os desempregados, estudantes maiores de 16 anos e donas de casa que não exercem atividade remunerada.

As inscrições podem ser feitas na Previdência Social na categoria de segurado facultativo.

Como contribuir como facultativo?

Existem duas formas de contribuição:

A primeira é o plano normal, em que o contribuinte tem o direito a todos os benefícios previdenciários.

Sendo assim, a porcentagem de contribuição mensal é de 20% sobre o valor, que pode variar entre o salário mínimo e o teto previdenciário.

Uma delas é pelo plano normal, que dá direito a todos os benefícios previdenciários.

Nesse caso, a alíquota de contribuição mensal é de 20% sobre o valor que varia entre o salário mínimo e o teto previdenciário.

A outra opção é a realização de contribuição pelo Plano Simplificado, que tem uma porcentagem de contribuição de 11% do salário mínimo.

Essa contribuição concede o direito a todos os benefícios da Previdência Social, menos à aposentadoria por tempo de contribuição.

Quando vence a contribuição?

O prazo para os facultativos vence sempre no dia 15 de cada mês, prorrogando para o próximo dia útil.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.