Licenciamento MG 2021 depende da aprovação entre os deputados; o que pode mudar?

A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais alegou que o valor da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV) para 2021 ainda não foi definido. A declaração aconteceu nesta terça-feira (1), em uma coletiva de imprensa para a divulgação da escala de pagamento do IPVA. O resultado depende da aprovação entre deputados.

Licenciamento MG 2021 depende da aprovação entre os deputados; o que pode mudar?
Licenciamento MG 2021 depende da aprovação entre os deputados; o que pode mudar? (Imagem: Mike/Pexels)

O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, afirmou que aguarda a tramitação de um projeto de lei que o governo enviou à Assembleia Legislativa que prevê uma mudança no critério atual. Este modelo é usado para correção anual do valor da Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais (Ufemg).

O subsecretário ainda aponta que o texto mantém o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). Este índice teve variação de 22,10% nos últimos 12 meses. Porém, acrescenta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apresentou variação de 3,92% no mesmo período.

Novos prazos aos motoristas

Nesta quarta-feira (2), o Departamento de trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e a Polícia Civil (PCMG) divulgaram novas datas para procedimentos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Habilitações vencidas entre janeiro e dezembro de 2020 poderão ser renovadas em até 12 meses segundo a data de vencimento. Esta regra também vale para Permissão para Dirigir (PPD), a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e certificados de cursos especializados.

Para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao exercício de 2020, será documento de porte obrigatório. Essa determinação abrange o formato físico ou digital.

Veículos com placas finalizadas em 1, 2, 3, 4, e 5 terão a obrigatoriedade a partir de 1 de fevereiro. Já os que possuem as placas finais em 6, 7, 8, 9 e 0, a exigência será a partir de 1 de março de 2021.

Registro de novos veículos adquiridos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro deve ser feito até 31 de janeiro. Os veículos usados adquiridos a partir de 18 de fevereiro e em março devem ser transferidos até 31 de dezembro.

Com relação aos veículos adquiridos em maio, abril e junho, o prazo será dia 31 de janeiro de 2021. Já os que foram adquiridos em julho, agosto e setembro terão o prazo final em 28 de fevereiro de 2021.

Por fim, os veículos adquiridos em outubro e novembro deste ano terão o prazo para 31 de março de 2021. O registro de veículos novos e usados adquiridos a partir de 11 de dezembro deste ano mantém os prazos normais.

O prazo para que o antigo proprietário comunique a venda de veículos comercializados de 19 de fevereiro de 2020 a 30 de novembro será até 31 de dezembro deste ano — ao levar em consideração a data presente no verso do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Mudança de endereço e vistorias de veículo em que não há alteração de proprietário deve ser efetivada até 31 de dezembro deste ano.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile