- INSS divulga calendário de pagamentos para 2021;
- Funcionamento das agências deverá ser reformulado;
- Órgão investe em novos serviços por meio de tecnologias digitais.
INSS divulga cronograma de pagamentos para os salários e aposentadorias de 2021. Nessa quarta-feira (02), o Instituto Nacional do Seguro Social liberou a tabela com as datas de depósito para seus segurados ao longo do próximo ano. A expectativa é que 35 milhões de pessoas sejam contempladas e os primeiros envios serão iniciados já em janeiro.
Com o fim do ano cada vez mais próximo, o governo vem trabalhando para organizar suas atividades de 2021. Entre as ações já preparadas, o INSS acaba de divulgar seu calendário de pagamentos até o mês de dezembro do ano seguinte. O novo cronograma (exibido mais abaixo) já foi validado e não deverá sofrer alterações.
Como conferir minhas datas?
Para saber a data de pagamento de seu benefício, basta acompanhar o padrão de 10 dígitos liberado pelo INSS. Nesse caso, o segurado deve se atentar para o último número informado, procurando a linha referente a ele na tabela.
Aqueles de dígito final 9, por exemplo, precisam procura-lo na primeira coluna e ao identificar basta seguir a linha horizontal com os dias marcados para os depósitos. Outra observação importante é que há uma divisão a partir da faixa de renda.
Aqueles que recebem até um salário mínimo tem um cronograma e os demais com pagamentos superiores seguem outras datas. Entretanto, em ambos os casos a organização para a identificação é a mesma.
Serviços do INSS em 2021
Além das datas de pagamento, o governo também vem liberando informes sobre como funcionará o INSS em 2021. Com a pandemia do covid-19, muitos dos protocolos de atendimento foram modificados.
Há uma grande expectativa para que parte significativa dos serviços passem a ser feitas por meio de plataformas digitais.
Para quem vai realizar perícias médicas, o órgão vem monitorando um projeto piloto com a finalidade de permitir que seus peritos façam as avaliações por vídeo chamada com profissionais parceiros da área de saúde.
Outra atividade que também deverá ser otimizada é a realização da prova de vida. Inicialmente os segurados deveriam comparecer até uma agência bancária e apresentar um documento oficial com foto.
Agora a ideia é que esse procedimento passe a ser feito através do próprio aplicativo do INSS por meio de um sistema de reconhecimento facial.
O órgão já está testando a ferramenta em um grupo específico e deverá confirmar sua validação em meados do mês de janeiro.
Efeitos do Covid-19 no atendimento das agências
Quanto a como funcionará as agências em 2021 por causa da pandemia, ainda não há protocolos específicos liberados. Até o momento algumas unidades foram reabertas, mas apresentam problemas quanto as filas de espera para conseguir a concessão dos benefícios.
Dessa forma, espera-se que ainda em janeiro esse sistema permaneça travado e as perícias se mantenham suspensas. Já a partir de fevereiro, caso haja a liberação da vacina especificamente para pessoas com mais de 65 anos, os atendimentos poderão adiantar o fluxo.
Pagamentos antecipados e suspensão de novas solicitações do auxílio doença
Por fim, os últimos informes liberados pela gerencia do INSS que terão efeito em 2021 é o fim das antecipações do auxílio doença e a volta da obrigatoriedade de perícias médicas. Neste ano, os cidadãos estavam conseguindo receber sem precisar se submeter a uma avaliação do perito do INSS.
No entanto, já a partir desse mês os exames voltarão a ser obrigatórios e exclusivos pelos profissionais de saúde parceiros do órgão. Dessa forma, quem solicitou a antecipação e precise renovar ficará sujeito as filas para a obtenção da perícia.
Paralelamente o INSS também já informou que está liberando os reajustes para quem solicitou a antecipação até 31 de outubro. É válido ressaltar que esses valores são referentes apenas ao auxílio doença e a quantia final leva em consideração a faixa de renda do segurado.
Para mais informações sobre os serviços basta acompanhar nossa página previdenciária ou se conectar no portal oficial do órgão, o Meu INSS.