Antecipação do auxílio doença: Quem tem direito de receber REAJUSTE no valor?

Segurados do INSS terão pagamento do auxílio doença reajustado. Ao longo desta semana o Instituto Nacional do Seguro Social informou que está liberando os acréscimos para quem solicitou o benefício de forma antecipada até o dia 31 de outubro. O novo cálculo leva em conta a faixa salarial do cidadão, sendo a quantia depositada até 31 de dezembro.

Antecipação do auxílio doença: Quem tem direito de receber REAJUSTE no valor? (Imagem: Google)
Antecipação do auxílio doença: Quem tem direito de receber REAJUSTE no valor? (Imagem: Google)

Os reajustes pelo auxílio doença vem sendo liberado apenas para quem solicitou a antecipação do benefício. Desde o primeiro semestre do ano, com a chegada do covid-19, o INSS passou a autorizar um pagamento base de R$ 1.045 para quem estava impossibilitado de trabalhar por questões de saúde.  

A antecipação vinha sendo feita mesmo sem que os segurados fizessem suas perícias com os profissionais do INSS. No entanto, a condição básica para garantir o benefício de forma prévia foi a liberação de uma quantia mínima com base do piso nacional.  

Encerradas as solicitações 

Com os pedidos de antecipação encerrados, o INSS passou a reorganizar a lista de pagamentos pelo auxílio doença. Para quem tinha direito a quantias maiores que R$ 1.045 o reajuste passará a ser concedido.  

A projeção é de que mais de 600 mil segurados passem a ser inclusos nessa folha de pagamento. Ao todo, foram liberados 1,1 milhão de antecipações, mas nem todos fazem parte do grupo de reajustados.  

Informes de pagamento 

Para consultar se você tem direito ou não aos acréscimos, basta se conectar no Meu INSS. Por meio de seu perfil individual, ao selecionar a função auxílio doença, será possível consultar quantas parcelas foram pagas e a previsão de valores a serem concedidos.  

O inss vem enviando também cartas, por meio da mesma plataforma e para os endereços dos segurados, informando que esse tem direito ao reajuste. Por fim, a última possibilidade de consulta é através da central 135.  

Todos os contemplados terão os valores depositados diretamente em suas conta-corrente registradas no órgão. O saque é autorizado automaticamente e pode ser feito em um guichê ou nos caixas eletrônicos com o cartão do banco.  

Para saber mais informações sobre o serviço do INSS fique de olho em nossa página exclusiva com conteúdos previdenciários

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.