E-TÍTULO: JUSTIFICAR ausência do 1º turno AINDA é possível?

Os eleitores que não puderam comparecer ao 1º turno das eleições 2020 no último domingo (15), podem justificar a sua falta no aplicativo e-título. Mas os eleitores devem ficar atentos ao prazo e as regras para realizarem o processo. 

Eleições 2020: Justificar ausência no 1º turno ainda está disponível no e-título
Eleições 2020: Justificar ausência no 1º turno ainda está disponível no e-título (Foto: Google)

No dia da eleição, o aplicativo foi muito acessado e por isso ficou congestionado. Logo, muitos eleitores não conseguiram justificar a sua ausência na votação.

Aqueles que não justificarem a ausência dentro do prazo estipulado devem pagar multa para regularizar a situação.

A justificativa agora pode ser feito no aplicativo e-Título ou por meio do site do próprio TSE até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno.

Como justificar ausência nas eleições 2020?

Site

Aplicativo

Os cidadãos que estiverem em débito com a Justiça Eleitoral, não poderão tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

E-titulo

O aplicativo oferece ainda outras funcionalidades e pode substituir o título de eleitor na hora de votar.

Aquelas pessoas que fizeram o recadastramento biométrico, só precisam inserir suas informações no aplicativo e levar o celular para votar. Não é necessário apresentar o título físico ou documento de identificação.

Os eleitores que ainda não fizeram a sua biometria também podem usar o aplicativo para votar, mas  precisam levar ainda um documento de identificação para a seção eleitoral, como identidade ou carteira de motorista.

YouTube video player
Sair da versão mobile