e-Título: Veja como justificar seu voto nas eleições 2020 sem sair de casa

A partir de hoje, 15 de novembro, começam as eleições 2020 para eleger prefeitos e vereadores. Os eleitores que não puderem comparecer para votar, agora podem justificar a ausência usando apenas o celular. Saiba aqui como usar o aplicativo e-Título para justificar seu voto.

e-Título: Veja como justificar seu voto nas eleições 2020 sem sair de casa (Imagem: reprodução/Google)

O e-Título é um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite o eleitor justificar a ausência no dia da eleição. O objetivo do órgão é facilitar a vida dos eleitores que não podem comparecer neste domingo (15) para votar.

Mas atenção, a justificativa de ausência só poderá ser feita nos dias da eleição. Ou seja, neste ano, será no dia 15 e 29 de novembro. E também só pode ser feita dentro do horário de 7h às 17h.

Como justificar o voto nas eleições 2020 pelo e-Título?

  1. Primeiramente, na tela inicial do aplicativo, você deve selecionar o campo “Mais opções”;
  2. Em seguida, basta selecionar a opção “justificativa de ausência;
  3. Logo após, é necessário selecionar o período eleitoral que deseja justificar. Em seguida, preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
  4. Por fim, adicione em anexo algum documento que comprove a sua justificativa;

Pronto!

Outras funções com o app e-Título

Além de poder justificar o voto pelo aplicativo, os eleitores também vão poder fazer outras coisas durante essas eleições pelo app.

O TSE liberou os eleitores de apresentarem o título de eleitor digital para votar este ano. Ou seja, quem, por ventura, perdeu o título pode votar apenas utilizando os dados contidos no aplicativo.

Na última atualização realizada na plataforma que substitui o título de eleitor, o TSE acrescentou a opção da foto do titular.

Com isso, o celular poderá ser usado como um documento oficial no dia das Eleições 2020. A função, no entanto, só está disponível para os eleitores que fizeram o cadastro biométrico.

As mudanças realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral foram com objetivo de simplificar a vida do eleitor no dia da votação. Algumas outras mudanças foram realizadas no aplicativo para oferecer maior segurança aos seus usuários.

O acesso ao documento exige que o usuário responda a uma sequência de perguntas-chave, que funcionam como uma senha para ter acesso ao título virtual pelo aplicativo e-Título. O acesso ao app também conta com um login e senha para cada usuário.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas online Google Play e App Store. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais 2020.

Eleições 2020

Este ano a votação é para escolher prefeitos e vereadores que comandarão as cidades do Brasil pelos próximos quatro anos.

O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. Já o segundo turno, ocorre em 29 de novembro. Fique atento!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!