A Enel Distribuidora, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A causa teria sido um aumento no número de reclamações por supostas cobranças indevidas, que serão investigadas.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne as queixas registradas nos Procons em todo o Brasil, a empresa apresentou um perfil “destoante” de reclamações se comparada as demais empresas do setor nos últimos meses.
“Em São Paulo, houve o aumento de 1.900% das reclamações ao confrontarmos o total de atendimentos dos cinco primeiros meses do ano com o total dos cinco meses seguintes”, disse Juliana Domingues, titular da Senacon.
De acordo com Aurelio Queiroz, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), 95% das reclamações registradas de junho a agosto deste ano são relativas a cobranças indevidas nas contas.
Enel tem prazo para se explicar
Tendo isso em vista, a Enel tem um prazo de 10 dias para responder quais motivos levaram ao aumento de reclamações indevidas em São Paulo, qual a situação em outros estados e o risco de que o panorama se repita.
A secretaria exige ainda quais medidas serão adotadas pela empresa para responder cada caso individualmente em todos os estados que atua. Caso sejam comprovadas violações contra os consumidores, a empresa de energia pode ser multada.
O que diz a Enel?
A Enel informou que irá cumprir o prazo e responderá a secretaria no tempo determinado. Garante não ter descumprido o Código de Defesa do Consumidor e irá apurar as reclamações.
Quanto ao processo de leitura nas distribuidoras do Rio de Janeiro e Ceará, diz que segue fazendo de forma presencial, diminuindo a possibilidade de eventuais erros de máquinas, por exemplo.
Mais impasses
Vale lembrar que, na semana passada, a Enel em São Paulo estava envolvida em uma denúncia de vazamento de dados de 4,3 milhões de clientes.
Entre as informações vazadas, seriam o nome completo, documentos como RG e CPF, endereço residencial e até dados bancários.
Por meio de nota, a empresa disse “que tomou conhecimento de um suposto incidente envolvendo dados de uma parcela dos seus clientes” e “acionou imediatamente seus protocolos de segurança e adotará todas as medidas necessárias para mitigar os impactos do incidente”.