Por meio da divulgação na Imprensa Oficial, a prefeitura de Osasco indicou o cadastro para as empresas operadoras de meios eletrônicos de pagamento. Com isso, diversos tributos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderão ser pagos em 2021 com diversas formas de pagamento. Entre as possíveis opções, estaria o pagamento por cartão de crédito.
Essa possível adição no ano que vem tornaria mais fácil para os moradores executar os pagamentos. Com a ampliação das formas de pagamento, poderia aumentar a adesão à quitação do imposto.
Além de beneficiar a população, a prefeitura terá um lucro gerado pela empresa. Conforme indicado nas instruções de credenciamento. O repasse será mensal, na quantidade de 1% sobre o valor bruto obtido até o quinto dia do mês subsequente.
Conforme apurado pelo Diário da Região, a prefeitura de Osasco alegou que ainda não há previsão de uma data definida para que os serviços oferecidos pelas operadoras entrem em vigor.
Isso se deve porque ainda haverá o início da fase de testes de integração de sistemas após a análise dos documentos apresentados pelas empresas.
Pedido de isenção do IPTU
Apesar da indefinição da data para o pagamento de meios como o cartão de crédito, o morador da cidade ainda tem a possibilidade se solicitar a isenção do IPTU do ano que vem. Para solicitar o benefício, o interessado deverá acessar este link.
Ao acessar o sistema, será preciso preencher os dados requeridos, digitalizar, em formato PDF, os documentos indicados e anexar. Vale lembrar que o pedido será possível até o último dia útil de novembro deste ano.
Para conferir os documentos obrigatórios, basta acessar o site da Secretaria de Finanças de Osasco.
Caso não seja possível realizar o requerimento pelo site, o interessado precisará agendar previamente o atendimento. O agendamento poderá ser feito pelo Portal 156 ou pelo telefone 3651-7080. Com a data e horário definidos, será preciso comparecer à Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças, munido dos documentos necessários.