Finanças: Preparamos dicas para te ajudar a gastar seu salário da melhor forma

Em tempos de pandemia, o salário mensal recebido deve ser utilizado de forma consciente. Para evitar possíveis dívidas, o trabalhador precisa ter em mente o que deverá ser feito com o dinheiro. Afinal, a crise poderá fazer com que o emprego seja alterado ou cortado. Pensando na melhor forma de controlar as finanças, confirma dicas para que o dinheiro seja utilizado da melhor maneira.

Descubra algumas dicas de finanças para te ajudar a gastar seu salário da melhor forma
Descubra algumas dicas de finanças para te ajudar a gastar seu salário da melhor forma (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Faça um planejamento

Como tudo na vida, o planejamento é uma etapa fundamental para não se perder no meio dos processos. O trabalhador não pode ter gastos maiores que as dívidas a serem pagas. Além das cobranças mensais, como as contas de energia e água, há despesas anuais, como o IPVA e o IPTU.

Sempre faça anotações dos valores obrigatórios a serem pagos e da quantidade de dinheiro que sai durante os dias.

Reserve parte do salário

Para evitar surpresas futuras, deixe reservado uma parcela mensal. Caso possível, busque separar pelo menos 10% da renda. Esse valor poderá ser bastante útil em caso de demissão ou corte no salário.

Além das questões trabalhistas, a quantia reserva pode ser útil em diversos imprevistos, como gastos médicos, por exemplos. Felizmente, a internet disponibiliza diversos conteúdos que te ensinam a gerir as finanças. Como resultado, você terá menos chance de passar por sufocos futuros.

Invista

Como forma de gerar lucros, a opção de investimento pode ser considerada. Ao inserir uma quantia da renda extra. Dessa forma, o dinheiro trabalhará para você.

Vale lembrar que o mercado financeiro tem algumas questões mais complexas para os iniciantes. Por isso, busque estudar ao máximo sobre a área, conheça seu perfil e decida pela melhor opção de investimento.

Utilize o décimo terceiro de forma consciente

Com o fim de ano se aproximando, diversos trabalhadores já estão esperando o décimo terceiro salário. Sendo assim, a quantia a ser recebida poderá ser usada para desafogar das dívidas.

Ao mesmo tempo em que o valor a mais está próximo, as festividades de fim de ano também estão. As datas de fim de ano são conhecidas pela alta quantidade de compras. Caso deseje comprar algo para o Natal ou Ano Novo, por exemplo, realize, mas sem comprometer as dívidas mensais.

Os presentes a serem comprados podem ser pesquisados anteriormente. Com a chegada da Black Friday, os consumidores terão a oportunidade de adquirir produtos em valores menores que o habitual. Para não ser enganado, já busque os valores-base para escolher pelos melhores estabelecimentos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA