IPTU, IPVA e Licenciamento do veículo: Como se preparar para as despesas do início do ano?

No início de todos os anos, a parcela da população contribuinte já sabe que precisará pagar taxas anuais obrigatórias, como o IPTU, IPVA e o licenciamento do veículo. Para que tenha dinheiro suficiente, a pessoa precisa estar preparada para que o dinheiro não falte. Você sabe como se organizar para pagar as despesas e evitar atraso? Confira algumas dicas para facilitar sua vida.

Confira formas de se preparar para as despesas do início do ano, como o IPTU, IPVA e Licenciamento do veículo
Confira formas de se preparar para as despesas do início do ano, como o IPTU, IPVA e Licenciamento do veículo (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

O pagamento em dia dos impostos recorrentes faz com que o cidadão evite diversos problemas. Vale lembrar que o não pagamento dessas cobranças no prazo pode gerar juros cada vez maiores, além dos impedimentos legais para cada caso. Veja alguns pontos importantes para seguir.

Procure pagar antecipadamente

Caso seja possível, busque sempre pagar os impostos à vista. Dessa forma, será mais fácil de organizar para outros gastos existentes. Além disso, os governos podem oferecer descontos para as cobranças, caso haja o pagamento antecipado. Dessa forma, pesquise sobre as possibilidades para aliviar no bolso.

Essas vantagens variam conforme as regras de cada estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os motoristas inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha conseguem solicitar o benefício para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021.

Neste caso, a pessoa tem o prazo de até 31 de outubro para garantir o desconto de Bom Cidadão. Caso a pessoa cumpra os requisitos, poderá ter redução de até 5% no valor total do imposto. A oferta vale para quem realiza o pagamento antecipado ou parcelado em até três vezes.

Anote os gastos

O controle do fluxo de dinheiro recebido e gasto é fundamental para não se perder em meio a tantas cobranças. Diversos impostos já podem ser previstos a média de quanto será cobrado. Sendo assim, realize anotações para poder ter o dinheiro no momento em que chegar o prazo de pagamento.

Defina as prioridades

Em momentos de maior dificuldade financeira, a definição de gastos essenciais para os opcionais precisa ser feita pelo contribuinte. Com a chegada do décimo terceiro salário, muitos pensam em realizar compras acima do necessário nas celebrações de fim de ano.

No entanto, é preciso se antecipar e garantir que os impostos sejam pagos em dia. Por conta da instabilidade atual, imprevistos como o desemprego podem surgir. Sendo assim será necessário ter esse controle, na medida do possível.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.